quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

Rede Social de Macedo de Cavaleiros entregou 45 cabazes de Natal a famílias carenciadas

 A Rede Social de Macedo de Cavaleiros entregou este ano 45 cabazes de Natal a famílias carenciadas do concelho.


Foi a primeira vez que a iniciativa aconteceu em parceria entre as diferentes entidades que compõe a rede com o objetivo de chegar até mais pessoas, explica a vereadora Sónia Salomé:

“As famílias foram identificadas pelas várias instituições e pelas juntas de freguesia.

Foi a primeira iniciativa conjunta da Rede Social de Macedo de Cavaleiros para tentar atribuir o máximo de cabazes possíveis, evitando duplicações, o que chegou a acontecer em outros anos. Desta forma quisemos garantir que o máximo de famílias era abrangida.

No contexto de Rede Social achámos por bem fazer a partilha de informação.”

A iniciativa vai continuar ao longo do ano, até porque há cada vez mais pessoas com carência:

“Temos estado a notar que o número de famílias carenciadas tem aumentado e cada vez há mais famílias de classe média a precisar, carências essas que às vezes estão camufladas. Isto justifica-se com o Covid-19, a conjuntura de guerra e o contexto económico que atravessamos.

A iniciativa de entregar cabazes é para continuar ao longo do ano. Neste contexto de Natal deu-se o ponto de partida para depois, durante o ano, fazermos mais recolhas concertadas.

Eu apontaria para que estas entregas acontecessem trimestralmente, mas ainda vou propor na Rede Social.

Estaremos sempre em articulação com os presidentes de junta, que são essenciais, as próprias IPSS e a Cáritas.”

Os cabazes são compostos essencialmente por bens alimentares mas além destes, a vereadora lembra que há outros apoios, destacando o Eco-Solidário:

“Está aberto todo o ano e muitas pessoas às vezes confundem os contentores que existem para destruir roupa. No caso do Eco-Solidário a roupa não é destruída.

Está aberto das 9h às 17h, o município tem lá uma colaboradora e a pessoas podem doar bens durante todo o ano, não só alimentares mas também roupas, calçado, entre outros.

Há algumas pessoas que o faz mas acho que ainda há algum desconhecimento sobre o Eco-Solidário e alguma confusão em relação aos contentores.

No contexto social vamos arrancar também com o programa Primeiro Direito, no âmbito da habitação, e temos as bolsas de estudo, no âmbito da educação, que este ano têm uma verba destinada de 55 mil euros, mais que o ano passado, em que andou entre os 45 e os 50 mil. Tentamos sempre reforçar, tanto quanto nos é possível.”

O Eco-Solidário tem como objetivo fazer face às necessidades das famílias mais carenciadas e sinalizadas no concelho de Macedo, ao nível de roupa, calçado, brinquedos e outros bens.

Está aberto das 9h às 17h.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário