terça-feira, 20 de dezembro de 2022

VIRAR A CASACA

Por: Humberto Pinho da Silva 
(colaborador do "Memórias...e outras coisas...")

Sempre que há uma revolução ou mudança de regime, parte dos cidadãos aproveitam a oportunidade de ascenderem socialmente ou ocuparem cargos bem remunerados.
O povo chama-os de vira casacas. E não escassearam ao longo da História.
Mas, o que poucos sabem é quem foi Manuel Carlos, Duque de Sabóia, que ficou conhecido como: Vira - Casaca.
Na guerra entre Espanha e a França, esse titular, umas vezes apoiava a Espanha, outras vezes – consoante o interesse de ocasião, – a França.
Para economizar, na farda, mandou confeccionar uma de duas faces: de um lado era branca, de outra, vermelha.
Se defendia a França, vestia o lado branco, se dava razão a Espanha, vesti-a do lado vermelho.
Daqui nasceu a expressão: " É um vira-casaca!"
Viram a casaca, muitos intelectuais, na ânsia de receberem benesses, alguns meios de comunicação, na esperança de receberem subsídios, e simples empregados, para subirem na hierarquia da empresa.
Há, também, que, vire a casaca, por medo ou receio de perder emprego ou cargo de chefia.
Esses pobres diabos, merecem a nossa piedade. Compreendemos perfeitamente esse receio, porque infelizmente, é frequente os "saneamentos" em quase todos os países.
" Sanear", é a habilidade politica de retirar o trabalhador do cargo que ocupa para dá-lo a familiar, amigo ou camarada de partido. Se não tiver competência, o remédio, é colocar adjunto, para executar a tarefa. É, foi, e será sempre assim.

Humberto Pinho da Silva
nasceu em Vila Nova de Gaia, Portugal, a 13 de Novembro de 1944. Frequentou o liceu Alexandre Herculano e o ICP (actual, Instituto Superior de Contabilidade e Administração). Em 1964 publicou, no semanário diocesano de Bragança, o primeiro conto, apadrinhado pelo Prof. Doutor Videira Pires. Tem colaboração espalhada pela imprensa portuguesa, brasileira, alemã, argentina, canadiana e USA. Foi redactor do jornal: “NG”. e é o coordenador do Blogue luso-brasileiro "PAZ".

Sem comentários:

Enviar um comentário