segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

COUVE PENCA FOI RAINHA DURANTE O FIM-DE-SEMANA EM CARVALHAIS

 Sábado e domingo, em Carvalhais, no concelho de Mirandela, a décima sexta edição da feira da couve penca e outros produtos da terra, organizada pela Junta de Freguesia de Carvalhais com o apoio do Município de Mirandela.


Este certame pretende promover “um dos produtos de excelência e dos mais frequentes à mesa dos transmontanos na festa de Natal e que pelo seu clima que temos aqui nesta baixa de Carvalhais, Vila Nova das Patas e Contins, as suas características proporcionam grandes couves, grandes exemplares”, assegura o presidente da junta, Nélson Teixeira.

Marcaram presença cerca de duas dezenas de expositores, todos pequenos agricultores. Cada couve penca foi vendida a 1 euro o quilo. “Isto está mau, mas vai-se vendendo e estamos cá pelo convívio, mas um grande investimento era que a couve fosse certificada, porque vinha dar uma vantagem para novos preços porque assim está muito barata”, adiantam alguns expositores.

A certificação da couve penca de Carvalhais tem sido uma reivindicação antiga, mas o presidente da junta de freguesia, acredita que agora o assunto está bem encaminhado. “O processo está a decorrer em parceria com o Município e a Direção Regional de Agricultura, penso que no próximo ano vai ter um grande avanço porque exige algumas regras que devem ser seguidas, é um processo difícil mas penso que no próximo ano será desenvolvido”, afirma Nélson Teixeira. 

Caiu o pano sobre a décima sexta edição da feira da couve penca e outros produtos da terra, em Carvalhais, pioneira no calendário anual de feiras que acontecem em várias freguesias do concelho mirandelense.

Artigo escrito por Fernando Pires
(jornalista)

Sem comentários:

Enviar um comentário