Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

Pedidos de ajuda de pessoas carenciadas disparam este Natal

 A conjuntura que se atravessa está a fazer com que cada vez mais pessoas passem dificuldades


Emília Oliveira, coordenadora da delegação de Bragança da Cruz Vermelha Portuguesa, admite que o número de pedidos de apoio que chegam à instituição tem vindo a crescer e que neste Natal há mais gente a pedir ajuda que nos anos anteriores. "Destes últimos dois anos, este Natal está a ser o que temos mais pedidos. Há mais pedidos a nível particular e há mais pedidos de instituições. Penso que é devido à situação que estamos a atravessar, os apoios cada vez mais escassos, famílias monoparentais, enfim, criaram-se estes novos desafios".

Ainda assim, este ano, vai ser impossível apoiar tanta gente. "O nosso corpo de voluntariado está a forcar as suas energias na angariação de bens alimentares porque o nosso armazém de fundo de emergência social está a entrar em ruptura. Aceitamos tudo, a boa vontade fica ao critério das pessoas. Mas, este ano, dificilmente vamos atender aos pedidos de cabazes de Natal devido à escassez de alimentos".

À Cáritas Diocesana de Bragança-Miranda também têm chegado, por esta altura, mais pedidos de ajuda para resolver vários problemas. E não são só alimentares, confirma a directora técnica, Cristina Figueiredo. "Sim, temos recebido mais pedidos. Nesta altura do ano, o nosso forte é a ajuda alimentar mas também destacamos outra tipologia de apoio que é no vestuário, compra de medicamentos e pagamento de renda. Nesta altura toca-nos a todos e se podermos dar um miminho claro que o damos".

Em termos de alimentos, a cáritas não recebeu ajuda do Banco Alimentar Contra a Fome entre Junho e Novembro, ainda que, durante esse tempo, tenham surgido várias solicitações, muitas delas de famílias de classe média, que começam também a sofrer com a conjuntura. "Eu estou já a antever que, como a partir de Janeiro a energia vai aumentar, os pedidos de ajuda vão aumentar nessa área. Há muita pobreza escondida e envergonhada. Recebemos aqui famílias que estavam numa situação estável e deixaram de poder assumir os compromissos, mas, fruto da conjuntura, deixaram de conseguir e põe tudo em causa".

Neste Natal têm chegado mais pedidos de apoio à delegação de Bragança da Cruz Vermelha Portuguesa e a Cáritas Diocesana de Bragança-Miranda. Os pedidos de ajuda já não são só em termos alimentares ou de vestuário. Há cada vez mais pessoas a pedir apoio para pagar facturas domésticas.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário