Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 14 de junho de 2023

17.º BISPO DE MIRANDA - Entre 23 de Fevereiro de 1685 e 11 de Novembro de 1686 a 1 de Setembro de 1688

D. Frei António de Santa Maria
– Religioso franciscano, capucho da 
província de Santo António, natural de Bretiandos.
A lista dos bispos de Miranda, que vem junta aos Estatutos desta Sé, já citada, diz a propósito da morte deste bispo: «falleceu em 28 de Agosto de 1689. Mas, segundo o assento do livro dos defuntos desta Santa Sé, consta fallecer no dia 1 de Setembro de 1688».
Temos esta data como a mais certa, porque, segundo vemos pelo capítulo da Bibliografia dos Bispos de Bragança e Miranda, a 30 de Dezembro de 1688 já estava a Sé vaga e assim continuou até 28 de Abril de 1689 data em que foi nomeado D. Manuel de Moura Manuel (135).
Ignoramos a data em que foi nomeado bispo de Miranda; no entanto, de um «Livro de contas de Nossa Senhora do Rosario», existente na sacristia da igreja de Montesinho, freguesia de França, concelho de Bragança, consta que a 23 de Fevereiro de 1685 ainda estava sede episcopale vacante, mas a 11 de Novembro de 1686 já era nela bispo D. Frei António de Santa Maria, pois nesse dia visitou a igreja de S. João Baptista de Bragança (136).
O padre António Carvalho da Costa, na sua Corografia, diz que D. Frei António de Santa Maria fora deão da capela real e bispo de Cortezão antes de o ser de Miranda. O mesmo traz o Santuário Mariano (137).
Frei Fernando de Abreu diz que foi 34.º provincial da sua ordem e bispo do Maranhão e também o dá como falecido em 1689. A lista dos bispos de Miranda, que vem manuscrita junto às Constituições desta diocese, que tem o actual abade de Vale Benfeito, Manuel Bernardo Pires, diz que foi bispo de Cortezão, deão da capela real e bispo eleito do Maranhão.
No Livro dos óbitos de Miranda do Douro, fl. 43 v., lê-se efectivamente que morreu a 1 de Setembro de 1688.
O seu retrato conserva-se em tela no Paço Episcopal de Bragança, acompanhado da seguinte legenda: D. F. Antonius de Santa / Maria ordinis capucinarum / natus Britiande, obiit in hac / civitate Mirandensis die 1.º / setembris anno Domini / M.D.C.L. XXXVIII.

----------
(135) A legenda que está no seu retrato existente no Paço Episcopal de Bragança também diz que morreu a 2 de Setembro de 1688.
(136) Tabua Velha da Egreja de S. João, manuscrito existente no Museu Municipal de Bragança, fl. 41.
(137) SANTA MARIA, Agostinho de – Santuário Mariano, tomo V, p. 518.
----------

MEMÓRIAS ARQUEOLÓGICO-HISTÓRICAS DO DISTRITO DE BRAGANÇA

Sem comentários:

Enviar um comentário