Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 20 de junho de 2023

REGIÃO COM SOBRELOTAÇÃO DE JAVALIS LEVA A ALARGAMENTO DE HORÁRIO DE CAÇA MAS ASSOCIAÇÕES CONSIDERAM MEDIDA INSUFICIENTE

 Javalis provocam grandes prejuízos nas culturas transmontanas


Há cerca de 300 mil javalis em todo o país, ou seja, existe uma sobrelotação da espécie em Portugal, que provoca graves prejuízos na agricultura. Esta é a conclusão do Plano Estratégico e de Acção do Javali feito pela Universidade de Aveiro e que é promovido pelo Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, que refere ainda que a maior densidade desta espécie está nas regiões de Trás-os-Montes, Beira Interior e Alentejo.

De acordo com o vice-presidente do ICNF, Paulo Salsa, em declarações à Lusa, é preciso “reduzir esta população entre 10% a 20%, nos próximos cinco a 10 anos".

O secretário de Estado da Conservação e Florestas, João Paul Catarino, propôs o alargamento dos períodos de caça ao javali.

Por isso, os caçadores vão poder passar a matar javalis, não só nas noites de lua cheia, como era antes permitido, mas noutras noites e também são autorizadas caçadas em milharais. 

Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário