Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 14 de julho de 2023

Director do Museu Abade Baçal considera que entrada gratuita aos domingos e feriados vai tornar cultura acessível a todos

 Os museus e monumentos vão passar a ter entrada gratuita aos domingos e feriados, durante todo o dia, para os residentes em Portugal


Actualmente é apenas gratuita ao domingo de manhã. A novidade foi avançada pelo ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva. Para o director do Museu Abade Baçal, em Bragança, Jorge da Costa, esta é mais uma forma de incentivar as pessoas a visitar espaços culturais.

“Passa por ser um incentivo, uma motivação para que os portugueses, no caso do Museu Abade Baçal, os transmontanos, conheçam o seu museu, conheçam as colecções do museu. Não podemos falar a um amigo ou a alguém que nos visita ou até a um turista que encontramos na rua do museu se não o conhecermos nós e, portanto, esta pode ser uma belíssima forma de incentivar as pessoas a vierem conhecer”, salientou.

No Museu Abade Baçal, a visita às exposições itinerantes são gratuitas até durante a semana. Com esta nova medida, Jorge da Costa acredita que é também uma forma de tornar a cultura acessível a todos.

“Muitas vezes o pagamento de um bilhete é um entrave para a entrada das pessoas dentro do museu e isto pode ser um desmistificar dessa ideia. É também uma espécie de democratização de acesso à cultura, o acesso a todos”, frisou.

Aos domingos e feriados, a entrada nos museus e monumentos voltam a ser gratuitas para residentes em Portugal e são pagas apenas por estrangeiros. Esta medida já tinha sido adoptada pelo anterior primeiro-ministro, Pedro Paços Coelho, em 2014. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário