Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 21 de outubro de 2025

PALOMBAR DISTINGUIDA COM PRÉMIO “DOURO + SUSTENTÁVEL” PELO TRABALHO DE CONSERVAÇÃO DO ABUTRE-PRETO

 A associação Palombar – Conservação da Natureza e do Património Rural foi distinguida com o Prémio “Douro + Sustentável” 2025, na categoria “Revelação”, pelo trabalho desenvolvido na conservação do abutre-preto no Parque Natural do Douro Internacional, no âmbito do projeto europeu LIFE Aegypius Return.


A cerimónia de entrega do prémio decorreu no dia 11 de outubro, no Teatrinho Reguense, no Peso da Régua, integrada nas comemorações do Port Wine Day, numa iniciativa promovida pelo Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP).

Esta distinção reconhece não só os esforços de recuperação de uma das espécies mais ameaçadas da avifauna europeia, como também o papel da Palombar ao longo dos últimos 25 anos na preservação do património natural e cultural do território duriense.

António M. Cunha, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, entregou o prémio a José Pereira, presidente da Palombar, que, na sua intervenção, destacou a relevância do projeto LIFE Aegypius Return, centrado na recuperação do abutre-preto, a maior ave necrófaga da Europa, e símbolo de regeneração ecológica. Sublinhou ainda o caráter coletivo do trabalho em curso, que envolve a colaboração de comunidades locais, autarquias, juntas de freguesia, agricultores, pastores, forças de segurança e entidades de conservação, tanto em Portugal como em Espanha.

José Pereira relembrou o impacto devastador do incêndio de agosto no Parque Natural do Douro Internacional, que afetou de forma significativa os habitats da espécie, apelando ao reforço do apoio ao projeto, de forma a garantir a continuidade das ações de proteção e recuperação da espécie.

Gilberto Igrejas, presidente do IVDP, destacou que “estas distinções representam o reconhecimento de quem se diferencia pela qualidade, profissionalismo e visão de futuro, enquanto contribui para a sustentabilidade económica, social e ambiental do Douro”.

“Cabe-nos assegurar que a singularidade do Douro se mantenha e se renove com base no conhecimento e na inovação”, concluiu.

Jornalista: Luís Lopes
Foto: Palombar

Sem comentários:

Enviar um comentário