Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 20 de julho de 2013

Ameaça da falta de água permanece em Bragança - autarca

O presidente da Câmara de Bragança, Jorge Nunes, alertou hoje que a ameaça da falta de água para abastecimento à população permanece, apesar de ter tido início a construção de uma nova barragem, a de Veiguinhas.
O autarca falava na cerimónia de homenagem ao antigo secretário de Estado do Ambiente, Pedro Afonso de Paulo, que aprovou, em 2012, a construção da polémica barragem projetada há mais de 30 anos e objeto de sucessivos chumbos ambientais por se localizar no Parque Natural de Montesinho.
A barragem começou a ser construída a 01 de julho, mas só vai garantir uma reserva no verão de 2015, pelo que neste verão e no próximo Bragança continua a braços com o problema da falta de água, segundo o autarca.
"Este ano estamos com o grau de preocupação dos anos anteriores, ou seja mantemos todos os sistemas alternativos em funcionamento, sujeitos a no final do verão, início de outono, a ter ou não que recorrer ao transporte em camiões cisterna", afirmou.
A Câmara de Bragança atribui hoje a medalha "Brasão de Ouro" e o título de cidadão honorário ao ex-secretário de Estado Pedro Afonso de Paulo, que saiu do Governo PSD/CDS-PP poucos meses depois de desbloquear a construção da barragem que é apontada como a solução para o abastecimento.
A distinção foi justificada por ter "ajudado a resolver um problema estrutural", com o autarca social democrata a realçar que o que "está em causa não é a pessoa em si mesmo, mas o valor da decisão que tomou, uma decisão de grande mérito, de grande relevância para a vida dos bragançanos e para o desenvolvimento das atividades económicas".
Esta barragem faz parte do sistema o Alto Sabor e é a única fase do projeto para abastecimento de água à população que faltava concretizar.
O novo equipamento irá juntar-se à atual barragem, a da Serra Serrada, e as duas dão "garantias de segurança no abastecimento de água à população nos próximos 50 anos", assegurou Jorge Nunes.
Pedro Afonso de Paulo disse ter ficado "surpreendido" com a distinção e sublinhou que a decisão de aprovação da barragem resultou de "um conjunto de pareceres e estudos sobre esta matéria, ponderadas bem todas as questões, as de necessidade de água das populações e as relacionadas com a conservação da natureza".
A homenagem foi recentemente contestada pela CDU de Bragança, que acusou o antigo governante de "ter outros interesses que não os das populações", lembrando o percurso profissional de Pedro Afonso de Paulo pelas Águas de Portugal e ministério do Ambiente em dois governos.
"Eu estou muito confortável com a minha decisão e muito contente em ter sido possível conjugar vontades daquilo que eu considero ter sido um bom um compromisso entre todos os interesse em causa", afirmou.

HFI // JGJ
Lusa/fim

Sem comentários:

Enviar um comentário