Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 20 de julho de 2013

Souto Moura assina centro sefardita de Bragança

A cidade de Bragança vai ter no próximo verão um novo espaço cultural com a história da cultura sefardita do Nordeste Transmontano projetado pelo arquiteto Souto Mouro, anunciou hoje a autarquia local.
O projeto foi apresentado numa cerimónia que serviu para oficializar o protocolo entre Câmara de Bragança e a Rede de Judiarias de Portugal para os conteúdos do Centro de Interpretação da Cultura Sefardita do Nordeste Transmontano.
O espaço foi projetado por Souto Moura, no edifício contíguo do Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, também da autoria do arquiteto português distinguido com o prémio Pritzker.
A entrada para os dois espaços culturais será conjunta, segundo explicou hoje o presidente da Câmara de Bragança, Jorge Nunes, sublinhando o "reforço da oferta cultural" da cidade com mais este investimento de 1,2 milhões de euros.
O autarca a credita que esta aposta "engrossará a fileira do turismo" com motivos de interesse para "aqueles que querem conhecer a arquitetura e o grande arquiteto português Souto oura, mas também para a comunidade sefardita espalhada pelo mundo".
O centro terá conteúdos interativos que vão dar a conhecer aos visitantes o que foi a presença sefardita nesta região.
"Ajudará a conhecerem um povo que aqui se fixou, que desenvolveu social e economicamente esta região, que foi inovador, teve de partir daqui em condições adversas e que conseguiu chegar aos lugares mais avançados do mundo e se afirmou", disse, apontando os exemplos dos médicos Jacob de Castro Sarmento e Oróbio de Castro.
Este novo espaço poderá fazer de Bragança "o centro de um futuro roteiro do judaísmo em Trás-os-Montes", adiantou o secretário-geral da Rede de Judiarias de Portugal, Jorge Patrão.
Outros municípios da região estão a desenvolver trabalho com vista à criação de uma rota do judaísmo em Trás-os-Montes e, para Jorge Patrão, este pode se e o início de um projeto mais vasto que ajude a valorizar a herança judaica espalhada pelas aldeias e a própria região.
"Podem despovoar as nossas terras, podem depauperar a economia do Interior do país, podem levar todos os interesses para o litoral, mas há uma coisa que não podem tirar às nossas terras, que é a sua história e a sua identidade", considerou.

HFI // JGJ
Lusa/fim

Sem comentários:

Enviar um comentário