Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Hospital de Bragança tem equipa de emergência médica intra-hospitalar

O Hospital de Bragança já tem uma equipa de emergência médica para actuar de imediato em caso de paragem cardio-respiratória. 
Um médico e um enfermeiro do serviço de urgência estão preparados para intervir 24 horas por dia.
A Equipa Médica de Emergência Intra-hospitar vai abranger os espaços hospitalares. O coordenador de medicina desta equipa, Tiago Loza, garante que este novo serviço permite dar uma resposta mais rápida em caso de paragem cardio-respiratória a todas as pessoas que se deslocam ao Hospital. “A partir de agora passamos a ter disponível em toda a instituição incluindo áreas comuns, como salas de espera ou refeitório a capacidade de termos meios diferenciados de monitorização cardíaca e respiratória para podermos iniciar fármacos que transportamos também connosco para fornecer os meios adequados para conseguirmos os melhores resultados possíveis”, salienta o clínico.
Esta é uma forma de melhorar a capacidade de resposta interna em termos de emergência médica. 
O coordenador de enfermagem da Equipa de Emergência Intra-Hospitalar, Norberto Silva, sublinha que em vez de serem as pessoas a deslocar-se à Urgência, são os próprios profissionais que vão ao encontro das pessoas.  “O que muda é que é o serviço de urgência que se desloca ao doente e inicia as manobras de estabilização mais adequadas no próprio local onde acontece a emergência e depois se necessário transfere o doente do local onde ele está internado para o local onde possa ter um tratamento mais adequado. O que muda é que há aqui uma resposta mais adequada, o que não significa que antes não houvesse uma resposta”, explica Norberto Silva.
O objectivo é alargar este serviço aos Hospitais de Mirandela e de Macedo de Cavaleiros. O director clínico da ULS do Nordeste, Domingos Fernandes, sublinha que este serviço não implica um aumento de custos, até porque os profissionais estão ao mesmo tempo a trabalhar no serviço de Urgência. “Não há um aumento de custos, mas um modelo organizado, de forma a dar segurança não só aos doentes internados, mas para toda a gente que se desloca aos nossos serviços. É uma mais-valia que arrancou agora em Bragança e em Macedo de Cavaleiros e Mirandela vai entrar em funcionamento a 25 de Julho”, garante o responsável. 
Esta equipa, disponível 24 horas por dia, é accionada por telefone por colaboradores da Unidade Local de Saúde do Nordeste.

Escrito por Brigantia 

Sem comentários:

Enviar um comentário