Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Emigrantes ‘a salto’ defendem imagem e importância da emigração

Dois antigos emigrantes em França, irmãos, que passaram a ‘salto’ as fronteiras, cansaram-se de ver os emigrantes serem alvo de ‘chacota’ e designados de forma pejorativa por ‘avecs’.
Decidiram contar a sua história para mostrar quão dura foi a fuga massiva de portugueses, sobretudo transmontanos, para aquele país na época da emigração clandestina dos anos 60, quando se escapava da miséria e da ditadura. 
É a história deles. Podia ser a de muitos outros que abalaram em circunstâncias semelhantes. Reza assim a debandada emigratória de António e Eugénia Lanção, naturais de Coelhoso, em Bragança. Uma história que consideram ser digna de um livro. Relataram-na ao Mensageiro. 
Neste salto entre Coelhoso e Paris acabaram sem dinheiro e presos em Espanha. Ele atravessou várias vezes os Pirinéus a pé. Ela apanhou uma constipação numa cadeia espanhola, cuja tosse dura até hoje.

Glória Lopes
in:mdb.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário