Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 8 de setembro de 2018

Geoparque convida a passeio por 400 milhões de anos em Macedo de Cavaleiros

 O geoparques de Macedo de Cavaleiros convida, no fim de semana, a um passeio de dois dias por 400 milhões de euros de história da Terra, em mais uma iniciativa para divulgar o património geológico desta zona de Trás-os-Montes.
"Rota Geológica do Terras de Cavaleiros Geoparque Mundial da UNESCO" é mais uma ação inserida no programa Ciência Viva no Verão, uma parceria do Centro de Ciência Viva de Bragança e Associação Geoparque Terras de Cavaleiros para dar a conhecer, sábado e domingo, as singularidades de um território com vestígios de dois antigos continentes e um oceano.

Este património contribuiu para a integração na rede mundial de geoparques da UNESCO, a organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura e tem-se revelado motivo de interesse turísticos e científico, como realçou o presidente da Câmara de Macedo de Cavaleiros, Benjamim Rodrigues.

"É uma oportunidade para conhecer de perto um dos acontecimentos mais interessantes da história geológica da Terra", enfatizou o autarca.

O maciço de Morais é o centro deste "património geológico singular que dá a oportunidade de percorrer 400 milhões de anos na história da Terra e que tem despertado o interesse de geólogos de todo o mundo", como vincou.

Benjamim Rodrigues salientou ainda que "este valor geológico completa-se com um património natural, com a sua identidade cultural, os produtos locais, a rica gastronomia e a arte de bem receber das suas gentes".

A iniciativa agendada para o fim de semana parte do Centro de Informação do Geopark Terras de Cavaleiros com passagem por Chacim, Lagoa, Vale da Porca e Salselas.

A ação será dirigida por Pedro Peixoto e João Alves, formadores especializados em Geologia, da Associação Geopark Terras de Cavaleiros.

A classificação deste território como geoparque está em processo de reavaliação, um procedimento normal da UNESCO para conferir se estão a ser cumpridas as condições que levaram à integração na rede mundial de sítios que se distinguem pelas suas características mundiais.

O presidente da Câmara de Macedo de Cavaleiros, Benjamim Rodrigues participará, na oitava conferência internacional da UNESCO sobre geoparques que decorre, na província de Trentino, em Itália, de 11 a 14 de setembro e onde ficará a saber se o Geopark Terras de Cavaleiros continua a ser merecedor dessa distinção.

Simultaneamente com a conferência, decorre uma Geo-Feira, onde os participantes terão a oportunidade de promover os seus territórios junto de "mais de oitocentos delegados de todo o mundo", como disse o autarca.

HFI // MSP
Lusa/fim

Sem comentários:

Enviar um comentário