Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 6 de março de 2020

Autarquia de Vinhais disponibiliza transporte a pessoas mais isoladas do concelho

Mais de 40 aldeias do concelho de Vinhais têm  transporte da câmara para as pessoas se deslocarem à vila, para consultas, compras, entre outras necessidades.
A deslocação é feita uma vez por semana e no ano passado a autarquia conseguiu apoiar o transporte de mais de dois mil vinhaenses. Segundo Luís Fernandes, presidente da câmara, o serviço aplica-se a zonas mais isoladas do concelho:

“Proporcionar às pessoas dos locais que não têm qualquer tipo de transporte em carreiras normais o transporte para a sede do concelho, no sentido de fazerem as suas tarefas”, explicou.

Em 2019 a autarquia disponibilizou uma verba de 60 mil euros para realizar o transporte. Este ano o valor pode ser alterado, uma vez que o serviço é melhorado consoante as necessidades da população. Ainda assim, o serviço não é gratuito. Para se deslocarem, as pessoas têm que pagar um “valor simbólico”.

“Depende da localidade de onde vêm, porque há pessoas que vêm de cerca de 30Km outras de 10Km e o valor não é o mesmo. Mas o mais comum é 2 ou 3 euros na viagem de ida e volta”.

Quanto à deslocação dos vinhaenses à capital de distrito e a outros pontos do país o serviço foi, em tempos, realizado pela Rede Expressos. Em Outubro do ano passado, a empresa deixou de o fazer e foi a câmara quem assegurou o transporte. Actualmente está a cargo da Comunidade Intermunicipal.

“Foi possível através da CIM ter um autocarro que sai todos os dias de Vinhais ao início da manhã para Mirandela e volta ao fim de tarde, de forma a que, as pessoas que queiram ir para as zonas do litoral, tenham várias ligações a partir de Mirandela”.

A autarquia de Vinhais disponibiliza transporte de autocarro a pessoas que vivem nas aldeias mais afastadas do concelho. No ano passado a verba foi de 60 mil euros.


Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário