Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 7 de março de 2020

Muralha do Castelo de Mogadouro vai ser intervencionada

A Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) iniciou as obras de reabilitação de parte das muralhas do Castelo de Mogadouro, distrito de Bragança, porque havia o risco de derrocada da estrutura, foi hoje anunciado.

Nesta fase, e após uma prévia fase de sondagens arqueológicas, já se encontra realizado o desmonte do muro e o correspondente acompanhamento arqueológico, encontrando-se, presentemente, a ser efetuada a reconstrução desta estrutura", indica numa nota envida à Lusa pela DRCN.

Por seu lado, o presidente da Câmara de Mogadouro disse que "a obra peca por tardia".

"Após quatro anos do alerta, finalmente vemos a muralha a ser reconstruída. E os trabalhos de arqueológica que decorrem em paralelo estão a surpreender, já que durante as escavações foi detetada uma muralha mais antiga da que está a sofrer a intervenção", indicou Francisco Guimarães.

Segundo o autarca, o município já havia feito "uma pequena reparação para evitar danos pessoais ou materiais".

A reabilitação estrutural do muro Sul do Castelo de Mogadouro tem um prazo de execução de 120 dias, representando um investimento de cerca de 94 mil euros.

A intervenção está incluída na Operação Castelos a Norte, promovida pela DRCN e cofinanciada pelo Programa Norte 2020.

"A empreitada de reabilitação estrutural preconiza o apeamento de todo o paramento arruinado, com a restituição da anterior estereotomia da alvenaria de xisto, salvaguardando a primitiva imagem desta estrutura", sublinhou a entidade.

Segundo a DRCN, os trabalhos requereram uma intervenção arqueológica, a decorrer prévia e paralelamente à empreitada, por forma a, em tempo útil, permitir eventuais ajustamentos à solução técnica de reconstrução, face a vestígios arqueológicos eventualmente preservados nesse local.

A Operação Castelos a Norte, promovida pela DRCN, visa intervir nos castelos raianos da Região Norte: Castelo de Montalegre, Castelo de Monforte de Rio Livre (Chaves), Castelo de Outeiro (Bragança), Castelo de Mogadouro e Castelo de Miranda do Douro.

A DRCN avançou com um ponto de situação dos castelos que beneficiam deste programa no distrito de Bragança, adiantando que no Castelo de Outeiro (Bragança) a intervenção arqueológica prévia à empreitada de "Consolidação e Restauro de Estruturas" está concluída, encontrando-se em curso o procedimento concursal desta obra, com um prazo de execução de 120 dias, prevendo-se que os trabalhos se iniciem durante a segunda quinzena do próximo mês de abril.

No Castelo de Miranda do Douro já se encontra executada a intervenção arqueológica prévia à "empreitada de consolidação e restauro de estruturas", tendo esta obra sido iniciada no final do mês de fevereiro, com um prazo de execução de 120 dias e representando um investimento de cerca de 140 mil euros.

Sem comentários:

Enviar um comentário