Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 7 de março de 2020

Projetos Sentinelas e ConnectNatura: alunos/as do 8.º e 4.º anos do agrupamento de Escolas de Miranda do Douro aprendem sobre as aves necrófagas

As atividades de educação ambiental dos Programas Escolares dos projetos Sentinelas e ConnectNatura da Palombar - Conservação da Natureza e do Património Rural direcionadas para os/as alunos/as do 8.º e 4.º anos do Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro EB1 e EB23/S foram realizadas nos dias 17, 18 e 20 de fevereiro.
Alunos/as do 8.º ano criam conteúdos que alertam para as ameaças que enfrentam as aves necrófagas.
Fotografia Gaëlle Carvalho/Palombar.
Nos dias 17 e 18 de fevereiro, os/as alunos/as do 8.º ano A e B e do 8.º ano A Sendim participaram em várias ações de educação ambiental, nomeadamente visualização de um vídeo sobre os abutres, dinâmica de grupo e jogo, e receberam diversos materiais didáticos relacionados com aqueles projetos, como o livro "Vamos conhecer as aves necrófagas", folhetos e t-shirts. Já os/as alunos/as do 4.º ano B participaram, no dia 20 de fevereiro, na atividade Gincana da Patrulha de Limpeza, durante a qual aprenderam, de forma lúdico-pedagógica, sobre a importância das espécies com hábitos alimentares necrófagos e as ameaças que enfrentam.
Alunos/as do 8.º ano leem o livro "Vamos conhecer as aves necrófagas". Fotografia Gaëlle Carvalho/Palombar. 
As atividades dinamizadas tiveram como principal objetivo sensibilizar para a conservação e proteção das aves necrófagas de modo a estimular os/as alunos/as e a equipa docente a serem agentes ativos na preservação destas espécies e na minimização dos conflitos entre estas e a comunidade.

As atividades de educação ambiental foram dinamizadas pelos técnicos da Palombar Gaëlle Carvalho e Luís Queirós, responsáveis pela componente de educação ambiental daqueles dois projetos.


Pretendeu-se também dar a conhecer as aves necrófagas em geral e a sua relação com outras espécies; promover o interesse e entendimento acerca do papel crucial que estas aves desempenham nos ecossistemas e quais as ameaças à sua conservação; sensibilizar para o perigo do uso de venenos, quer para a saúde pública, quer para os animais domésticos e para a fauna silvestre; contribuir para a desmistificação e esclarecimento de ideias infundadas acerca das aves necrófagas, possibilitando a mudança de percepção sobre as mesmas, o desenvolvimento do sentido crítico e de atitudes positivas em relação a estas espécies; promover a valorização, respeito e salvaguarda do património natural e da biodiversidade local; desenvolver um sentido de cooperação de alunos/as e professores em causas ambientais, designadamente as que lhe são próximas e potenciar uma consciência ecológica, construindo alicerces para uma cidadania ativa e participativa em prol da defesa da conservação da natureza.
Alunos/as do 4.º ano B participam na Gincana da Patrulha de Limpeza. Fotografia Luís Queirós/Palombar. 
O projeto Sentinelas
'Sentinelas - marcação e seguimento de grifos Gyps fulvus como ferramenta de combate ao uso ilegal de venenos em Portugal' é um projeto da Palombar – Associação de Conservação da Natureza e do Património Rural, financiado pelo Fundo Ambiental – Ministério do Ambiente e da Transição Energética. É desenvolvido em território da Rede Natura 2000 e tem como parceiro a Universidade de Oviedo, em Espanha.
Saiba mais em www.sentinelas.pt

O projeto ConnectNatura
O 'ConnectNatura – Reforço da Rede de Campos de Alimentação para Aves Necrófagas e Criação de Condições de Conectividade entre Áreas da Rede Natura 2000' é um projeto da Palombar – Conservação da Natureza e do Património Rural que tem como objetivo a conservação de espécies estritamente e parcialmente necrófagas que constam do Anexo I da Diretiva Aves e que possuem um estatuto de conservação desfavorável em Portugal, em particular o abutre-preto (Aegypius monachus), o britango (Neophron percnopterus), o grifo (Gyps fulvus) e a águia-real (Aquila chrysaetos). Este projeto é financiado pelo Fundo Ambiental - Ministério do Ambiente e da Transição Energética e tem como parceiro o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

Saiba mais AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário