Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 4 de agosto de 2020

Contradição: Alta cozinha democratizada em Bragança

Os irmãos Tó e Óscar Geadas, que puseram Trás-os-Montes no mapa das estrelas Michelin com o seu restaurante G, abriram um gastrobar na cidadela: o ConTradição.
É alta cozinha em doses mais reduzidas, com preços mais acessíveis e ambiente descontraído.
Contradição - Tó e Óscar Geadas (Fotografia: Rui Manuel Ferreira/GI)
Os irmãos Geadas, que conquistaram a primeira estrela Michelin para Trás-os-Montes, com o seu restaurante G, acabam de abrir um gastrobar na cidadela de Bragança. ConTradição é como se chama o novo espaço, que procura democratizar a alta cozinha. As doses são mais reduzidas e os preços mais acessíveis, a atmosfera é informal, mas a equipa é a mesma do G, instalado na Pousada de Bragança.
Contradição (Fotografia: Rui Manuel Ferreira/GI)
O novo negócio é fruto da pandemia: para manter toda a equipa que vem acompanhando a família, os irmãos Tó e Óscar Geadas decidiram apostar numa casa com minipratos e vinhos de todo o país, muitos de cariz natural, a provar que “uma taberna portuguesa à antiga se pode transformar em algo muito nobre” – o espaço, “num sítio onde toda a gente vai” (o castelo de Bragança), acolheu mesmo uma taberna.
“O ambiente é muito descontraído. As pessoas podem beber um copo de vinho e comer um miniprato diferente do que seria expectável dentro de muralhas”, descreve Tó Geadas. Há duas propostas mais robustas: o entrecôte de vaca maturada, batata e espargos; e o carabineiro ao alho. De resto, a carta assenta em mini pratos, como o lagarto de porco bísaro com espuma de batata nova e azedas; ou a truta escalfada com erva peixeira e açorda. Cada um disponível por 8 euros.
Contradição - Tó e Óscar Geadas
(Fotografia: Rui Manuel Ferreira/GI)
Já a sobremesa pode ir da tarte de maçã de Carrazeda de Ansiães, tomilho e mel com gelado de cerveja; ao pudim Abade de Priscos com citrinos e maçã. Os sabores da região – e do país – continuam presentes, simplesmente são apresentados de forma distinta. “Isto só existe devido à tradição – à nossa tradição familiar e à tradição gastronómica -, mas não ficamos amarrados a ela. É uma cozinha completamente contemporânea, mais acessível a quem visita a cidadela, e muito virada para as pessoas da cidade”, conclui Tó.

Arte Urbana
O ConTradição tem uma esplanada com um mural de arte urbana assinado por Pedro Rodrigues, partindo de uma fotografia de Georges Dussaud. “É uma mesa após a segada, transporta-nos para esta imagem convivial”, diz Tó Geadas.



Contradição – Morango e manjericão, Brás de cogumelos e legumes e rabo de boi com legumes bio (Fotografia: Rui Manuel Ferreira/GI)
Contradição (Fotografia: Rui Manuel Ferreira/GI)
Contradição – Cuscus de sames de bacalhau com espuma de salsa (Fotografia: Rui Manuel Ferreira/GI)
Contradição – Gastro Bar
Rua Rainha D. Maria II, 197, Bragança
Tel.: 926844363
Web: facebook.com/contradicaogastrobar


Carina Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário