Na sexta-feira, foram inauguradas as unidades de abastecimento de gaseificação em Vinhais e em Vimioso, que fazem parte da rede concessionada pelo Estado ao grupo Dourogás. João Galamba, secretário de Estado de Adjunto e da Energia, que presidiu às duas cerimónias de inauguração, sublinhou, em Vinhais, que esta é uma energia mais amiga do ambiente, que oferece conforto, segurança e mais poupança.
“Este investimento vem permitir a pessoas e instituições, que hoje usam o gás de botija que é mais poluente e mais caro, terem de facto melhores condições de segurança e menores custos energéticos e é mais amigo do ambiente”, afirmou.
O secretário de Estado assinalou que, segundo os planos do Governo, o gás natural deverá ser eliminado até 2050. Os reservatórios agora servem para transportar esta energia mas no futuro serão fulcrais para a transição energética, assumindo-se o uso de energias renováveis.
Luís Fernandes, presidente da câmara de Vinhais, acredita que esta é uma mais-valia para o território e espera que seja uma forma de mais empresas se instalarem no concelho.
No distrito, faltará agora inaugurar as redes em Alfândega da Fé, Torre de Moncorvo e Freixo de Espada à Cinta. Nuno Moreira, presidente executivo da Dourogás, confirmou que estes territórios também integram o projecto.
“Nós temos projectos para todos os concelhos a norte do Douro, que ficaram de fora das áreas concessionadas inicialmente”, disse Nuno Moreira.
O investimento total é de quatro milhões de euros. Permite, para já, servir cerca de mil clientes em Vinhais e seiscentos em Vimioso.
Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves
Sem comentários:
Enviar um comentário