Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 3 de agosto de 2020

Vinhais e Vimioso vão ter gás natural canalizado

O gás natural canalizado já chegou a mais dois concelhos do distrito de Bragança.
Na sexta-feira, foram inauguradas as unidades de abastecimento de gaseificação em Vinhais e em Vimioso, que fazem parte da rede concessionada pelo Estado ao grupo Dourogás. João Galamba, secretário de Estado de Adjunto e da Energia, que presidiu às duas cerimónias de inauguração, sublinhou, em Vinhais, que esta é uma energia mais amiga do ambiente, que oferece conforto, segurança e mais poupança.

“Este investimento vem permitir a pessoas e instituições, que hoje usam o gás de botija que é mais poluente e mais caro, terem de facto melhores condições de segurança e menores custos energéticos e é mais amigo do ambiente”, afirmou.

O secretário de Estado assinalou que, segundo os planos do Governo, o gás natural deverá ser eliminado até 2050. Os reservatórios agora servem para transportar esta energia mas no futuro serão fulcrais para a transição energética, assumindo-se o uso de energias renováveis.

Luís Fernandes, presidente da câmara de Vinhais, acredita que esta é uma mais-valia para o território e espera que seja uma forma de mais empresas se instalarem no concelho.

No distrito, faltará agora inaugurar as redes em Alfândega da Fé, Torre de Moncorvo e Freixo de Espada à Cinta. Nuno Moreira, presidente executivo da Dourogás, confirmou que estes territórios também integram o projecto.

“Nós temos projectos para todos os concelhos a norte do Douro, que ficaram de fora das áreas concessionadas inicialmente”, disse Nuno Moreira.

O investimento total é de quatro milhões de euros. Permite, para já, servir cerca de mil clientes em Vinhais e seiscentos em Vimioso.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário