Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 16 de março de 2021

AEPGA opõe-se a mina a céu aberto que ameaça biodiversidade do Parque Natural de Montesinho

 O Parque Natural de Montesinho, situa-se na região fronteiriça do Nordeste de Portugal e inclui parte do concelho de Bragança e de Vinhais. O território desta área protegida alberga espécies, habitats e ecossistemas bem conservados, e é um dos mais belos exemplos de harmonia entre actividades humanas e a natureza. Se já percorreu as suas sinuosas estradas num dia de Outono, não pôde ficar indiferente à explosão de cores oferecida pelos soutos e carvalhais, nem à pureza e transparência dos rios que serpenteiam a paisagem. E se a sorte esteve do seu lado, talvez tenha sido mesmo surpreendido com o avistamento fugaz de um veado ou de um lobo, que também reclamam estes montes como sendo seus. O modo de vida tradicional ainda encontra expressão nas comunidades rurais do Parque, cuja sabedoria permitiu preservar rituais ancestrais, boas práticas agrícolas e um consumo responsável.

Apesar de todas as suas qualidades, infelizmente, nem este “Reino Maravilhoso” está imune à destruição e à imposição de modelos de desenvolvimento económicos assentes no imediatismo da extração desenfreada dos recursos naturais. Nas proximidades da Serra de Montesinho, em território espanhol, planeia-se a instalação de uma mina a céu aberto, cuja pressão e impacto se farão sentir nas espécies, habitats e ecossistemas partilhados por ambos os países. Por este motivo, e por acreditarmos que a via económica de uma área protegida não pode passar pela industrialização e exploração insustentável do seu bem mais precioso, a AEPGA opôs-se à viabilização da mina na consulta pública levada a cabo há alguns meses.

Em Janeiro deste ano, um grupo de cidadãos residentes ou ligados afectivamente a este Parque, preocupados com a crescente certeza da construção da mina, constituíram o movimento cívico “Uivo – Por uma Reserva da Biosfera Meseta Ibérica livre de minas”, que merece o nosso maior reconhecimento e envolvimento. Assim, a partir de hoje, a AEPGA também faz parte deste Uivo. Congratulamos desde já todos as pessoas envolvidas nesta iniciativa, pelo exercício de uma cidadania ativa e construtiva.

Se pretende saber mais sobre este movimento cívico, consulte UIVO - Por uma Reserva da Biosfera Meseta Ibérica livre de minas. Caso esteja interessado em fazer parte deste movimento, envie um e-mail para uivo.movimento@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário