Segundo a PSP de Bragança foram feitas cerca de 40 queixas. O comissário Bruno Machado explicou que a maioria está relacionada com burlas de MBWAY.
“A grande maioria diz respeito a burlas por MBWAY. O suspeito consegue fazer com que a pessoa lhe faculte os dados de acesso à aplicação e dessa forma consegue aceder à conta da pessoa e fazer levantamos. A falsa herança e doação também foi um dos alertas que nós lançámos. São pessoas bem-falantes, com discurso amigável, que acabam por ganhar a confiança da vítima e extorquir quantias monetárias e outro dos casos prede-se com burlas por falso arrendamento”.
Muitas vezes as pessoas acabam por desistir do processo, devido ao tempo que as autoridades demoram a encontrar o culpado. Ainda assim, Bruno Machado pede que façam queixa, até para que se perceba o nível de criminalidade nestes concelhos.
“As burlas de 50 euros, muitas pessoas até acabam por nem denunciar. Isso é uma questão que nos preocupa, porque estes dados que apresentamos, muito provavelmente, nem são os dados reais. O nosso conselho é que participem sempre”, afirmou.
Queixas de burlas que envolvem meios informáticos, muitas vezes são encaminhadas para a Policia Judiciária. Este tipo de fraudes são mais difíceis de investigar e, por isso, a PSP está a sensibilizar nas redes sociais e a apelar para que as pessoas desconfiem quando a “esmola é grande”.
Foram feitas cerca de 40 queixas, na PSP de Bragança, relacionadas com burlas de MBWAY, falsa herança ou doação e falso arrendamento. Dados relativos aos últimos seis meses.
Sem comentários:
Enviar um comentário