Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 5 de março de 2021

Burlas aumentaram nos últimos seis meses nos concelhos de Bragança e Mirandela

 Nos últimos seis meses, as burlas aumentaram significativamente nos concelhos de Bragança e Mirandela.
Segundo a PSP de Bragança foram feitas cerca de 40 queixas. O comissário Bruno Machado explicou que a maioria está relacionada com burlas de MBWAY.

“A grande maioria diz respeito a burlas por MBWAY. O suspeito consegue fazer com que a pessoa lhe faculte os dados de acesso à aplicação e dessa forma consegue aceder à conta da pessoa e fazer levantamos. A falsa herança e doação também foi um dos alertas que nós lançámos. São pessoas bem-falantes, com discurso amigável, que acabam por ganhar a confiança da vítima e extorquir quantias monetárias e outro dos casos prede-se com burlas por falso arrendamento”.

Muitas vezes as pessoas acabam por desistir do processo, devido ao tempo que as autoridades demoram a encontrar o culpado. Ainda assim, Bruno Machado pede que façam queixa, até para que se perceba o nível de criminalidade nestes concelhos.

“As burlas de 50 euros, muitas pessoas até acabam por nem denunciar. Isso é uma questão que nos preocupa, porque estes dados que apresentamos, muito provavelmente, nem são os dados reais. O nosso conselho é que participem sempre”, afirmou.

Queixas de burlas que envolvem meios informáticos, muitas vezes são encaminhadas para a Policia Judiciária. Este tipo de fraudes são mais difíceis de investigar e, por isso, a PSP está a sensibilizar nas redes sociais e a apelar para que as pessoas desconfiem quando a “esmola é grande”.

Foram feitas cerca de 40 queixas, na PSP de Bragança, relacionadas com burlas de MBWAY, falsa herança ou doação e falso arrendamento. Dados relativos aos últimos seis meses.

Escrito por Brigantia
Foto: PSP
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário