Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 10 de março de 2021

Três barragens do distrito vão ser reparadas e melhoradas em termos de segurança

 Três barragens do distrito de Bragança vão ser intervencionadas para obras ou instalação de equipamentos de segurança.
Uma das barragens é a de Prada, no concelho de Vinhais. Estão disponíveis 285 mil euros e ainda uma verba de cerca de 24 mil de uma candidatura da Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte. Segundo o presidente da câmara, Luís Fernandes, o dinheiro será utilizado para manutenção e recuperação da barragem.

“Tem a ver com a própria estrutura, que já começa a estar um bocadinho degradada, pelo passar dos anos, tem a ver também com melhorar as condições de acesso e as condições de rega”, explicou Luís Fernandes.

Outra das barragens contemplada é a de Gostei, no concelho de Bragança. São 230 mil euros, para melhorar a segurança da represa, nomeadamente para instalação de câmaras de vigilância. Segundo o presidente da câmara, Hernâni Dias, a intervenção deveria ser outra, para evitar as perdas de água e assim avançar com o projecto da autarquia para a dinamização turística no concelho.

“Já está devidamente identificado um problema na zona de descarga de fundo da barragem, que tem que ser resolvido, sob pena de a barragem durante o período de Verão, independentemente dos consumos de água que possa haver, nunca ter uma quantidade de água suficiente para poder permitir, como diz a DRAPN, o uso para fins balneares”, apontou Hernâni Dias.

Contudo, a directora Regional de Agricultura e Pescas do Norte, explica que já foi submetida uma candidatura de quase 74 mil euros, para reparação da conduta. Carla Alves adianta ainda que é possível utilizar a barragem para fins públicos desde que não falte água para o regadio.

“Com este valor vamos conseguir fazer o projecto para reparar a conduta de fundo e também para a melhoria do canal de rega. Esta obra será para melhorar o regadio, mas se for compatível para os dois usos não haverá problema”, afirmou.

A terceira barragem do distrito a ser intervencionada é a de Vale Madeiro, no concelho de Mirandela. Estão destinados 305 mil euros e quase 31 mil euros de uma candidatura da DRAP Norte. A empreitada de Vale Madeiro já está em fase de adjudicação e as de Gostei e Prada em fase de concurso público. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário