Uma das barragens é a de Prada, no concelho de Vinhais. Estão disponíveis 285 mil euros e ainda uma verba de cerca de 24 mil de uma candidatura da Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte. Segundo o presidente da câmara, Luís Fernandes, o dinheiro será utilizado para manutenção e recuperação da barragem.
“Tem a ver com a própria estrutura, que já começa a estar um bocadinho degradada, pelo passar dos anos, tem a ver também com melhorar as condições de acesso e as condições de rega”, explicou Luís Fernandes.
Outra das barragens contemplada é a de Gostei, no concelho de Bragança. São 230 mil euros, para melhorar a segurança da represa, nomeadamente para instalação de câmaras de vigilância. Segundo o presidente da câmara, Hernâni Dias, a intervenção deveria ser outra, para evitar as perdas de água e assim avançar com o projecto da autarquia para a dinamização turística no concelho.
“Já está devidamente identificado um problema na zona de descarga de fundo da barragem, que tem que ser resolvido, sob pena de a barragem durante o período de Verão, independentemente dos consumos de água que possa haver, nunca ter uma quantidade de água suficiente para poder permitir, como diz a DRAPN, o uso para fins balneares”, apontou Hernâni Dias.
Contudo, a directora Regional de Agricultura e Pescas do Norte, explica que já foi submetida uma candidatura de quase 74 mil euros, para reparação da conduta. Carla Alves adianta ainda que é possível utilizar a barragem para fins públicos desde que não falte água para o regadio.
“Com este valor vamos conseguir fazer o projecto para reparar a conduta de fundo e também para a melhoria do canal de rega. Esta obra será para melhorar o regadio, mas se for compatível para os dois usos não haverá problema”, afirmou.
A terceira barragem do distrito a ser intervencionada é a de Vale Madeiro, no concelho de Mirandela. Estão destinados 305 mil euros e quase 31 mil euros de uma candidatura da DRAP Norte. A empreitada de Vale Madeiro já está em fase de adjudicação e as de Gostei e Prada em fase de concurso público.
Sem comentários:
Enviar um comentário