Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 10 de maio de 2021

Mercadinho da Cereja em Alfândega já arrancou e promete boa qualidade de cereja

 A pandemia voltou a cancelar a Festa da Cereja, de Alfândega da Fé, mas não impediu a realização do mercadinho
Os produtores de cereja e também de produtos regionais não perderam a oportunidade, já que este ano também podem vender os produtos online através da plataforma “Mercadinho Cereja&Co”. Uma mais-valia em tempos de pandemia.

“Temos bastante cereja, mas a água já estragou muita. A chuva que aí vem pode pôr em causa 10 a 15 toneladas que tenho previstas para os próximos 15 dias”, disse o produtor de cereja, Luciano Silva, salientando que o marcadinho é uma ajuda para escoar o fruto.

“Guardo sempre a cereja para o mercadinho. O meu grande negócio é aqui. Se não fosse este mercadinho não conseguia escoar o produto”, referiu Maria Reis, também produtora de Cereja.

A campanha da cereja está agora a arrancar e segundo o presidente da cooperativa agrícola de alfândega e também da câmara, Eduardo Tavares, a qualidade este ano é a que todos já conhecem.

“Esperamos uma campanha boa, idêntica à do ano passado, com boa cereja, com uma quantidade semelhante à que tivemos o ano passado, cerca de 150 toneladas só no concelho. Tem escoamento, a procura é muita, mesmo o ano passado num ano difícil houve uma procura grande de cereja e este ano já está acontecer a mesma coisa”, referiu Eduardo Tavares.

Na abertura do Mercadinho, este sábado, esteve o presidente do Turismo, Porto e Norte. Luís Pedro Martins aproveitou para avançar com algumas novidades para a região, nomeadamente a criação de uma rota do azeite.

“Trás-os-Montes será incluído não só porque tem a oferta do azeite de qualidade, mas também permite a visitação às oliveiras, felizmente aqui plantadas ainda de uma forma tradicional. Alfândega da Fé tem responsabilidades para participar seriamente nela”.

Trazer turistas a Trás-os-Montes e fazer com que permaneçam alguns dias no território é o objectivo do presidente do Turismo, Porto e Norte. E, para isso, surgiu a ideia da criação de um festival de balões de ar quente, com paragem obrigatória em Vilares da Vilariça.

O Mercadinho da Cereja de Alfândega da Fé decorre todos os sábados e domingos até 13 de Junho. O cabrito, o javali, a posta e os rojões também não vão faltar nos restaurantes da vila.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário