Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 3 de março de 2022

52 obras de Miguel Torga analisadas por Norberto Veiga no seu terceiro livro

 Uma viagem pelo mundo prodigioso da obra de Miguel Torga é a proposta de Norberto Veiga com o seu terceiro livro
O “Labirinto Literário de Miguel Torga” tem a particularidade de pela primeira vez analisar todas as 52 obras do autor transmontano.

Um trabalho, com cerca de 600 páginas, que pretende ser também, segundo Norberto Veiga, um convite à leitura de Torga.

“O leitor encontra neste livro todas as facetas literárias do autor. O livro também pretende funcionar como um convite à leitura, porque esta é a minha leitura e cada leitor tem a sua leitura e todas elas são válidas. A obra do autor é de tal maneira polissémica que permite várias leituras”, disse.

Norberto Veiga, que além de escritor é professor de português na Escola Emídio Garcia, em Bragança, destaca a análise aos textos dramáticos de Torga, uma faceta menos conhecida do escritor natural de São Martinho da Anta, Sabrosa.

“Tentei dar mais relevo àquela parte que é menos conhecida da obra de Miguel Torga, que é sobretudo a parte dramática. Escreveu quatro peças e duas delas atrevo-me a dizer que deviam ser de conhecimento obrigatório de todos os estudantes do ensino secundário, porque são duas formas magníficas de homenagear as duas ocupações milenares e que sustentam a vida dos portugueses: “Mar” que é homenagem aos pescadores da Nazaré e a “Terra Firme” que é o retrato das nossas aldeias até aos anos 80 do século passado”, explicou.

A obra de Torga mais conhecida, contos, os diários e a poesia, é extensa e segundo Norberto Veiga apenas uma pequena parte é abordada nos programas de português.

Este é o primeiro de três livros de análise a obras dos grandes escritores transmontanos já falecidos. Depois de Torga, será analisada a obra de Guerra Junqueiro e de Trindade Coelho.

O “Labirinto Literário de Miguel Torga” já pode ser encontrado quer on-line quer nas livrarias.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário