Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 12 de abril de 2022

“ComPaixão”: a exposição que pode ser visitada até julho no museu de Arte Sacra

 O Museu de Arte Sacra de Macedo de Cavaleiros abriu portas a mais uma exposição que estará patente até 10 de julho.


São 24 obras de 16 artistas que compõem a exposição coletiva “ComPaixão”, inserida na temática pascal, onde a figura central é Jesus Cristo, retratando a sua paixão e morte.

As peças reúnem várias técnicas, como conta Santiago Belacqua, comissário e artista:

“São peças em escultura em terracota, depois há pinturas em variadas técnicas como o óleo, acrílico, pastel de óleo, pirogravura, entre outras. Também temos intervenção sobre gesso e por isso penso que é bastante versátil.” 

Quanto aos artistas, com nacionalidade portuguesa, ucraniana e romena, expõem durante todo o ano e contam com um feedback bastante positivo:

“Expomos arte sacra todo o ano e as pessoas vão visitar e gostam bastante. Até as crianças gostam de ver porque tem cores de hoje, sem ser uma causticidade. A morte de Cristo foi muito violenta e isso traduz-se na pintura e escultura mas penso que conseguimos fazer uma leitura de beleza de um passado que marcou a humanidade.”

Mais uma oportunidade para incentivar os macedenses a regressarem a eventos culturais:

“Queremos relançar a cultura na cidade e tentar que as pessoas visitem os nossos museus. Perante a qualidade desta exposição, estamos em crer que será um sucesso e que as pessoas vão aderir e regressar à rotina de dar maior destaque à cultura. Neste contexto pós covid isso faz todo o sentido.” 

A exposição “Compaixão” pode ser visitada de segunda a sexta das 09h00 às 17h00, ao sábado das 10h00 às 16h00, e aos domingos das 10h00 às 14h00. A entrada é gratuita.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário