Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 20 de abril de 2022

Autarquia de Macedo promove a primeira Bienal de Arte Contemporânea de Trás-os-Montes

 A Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros e cerca de meia centena de artistas, curadores e especialistas de arte uniram-se para criar a primeira Bienal de Arte Contemporânea de Trás-os-Montes.


Intitulado “Linha de Água”, trata-se de um projeto inédito na região, que vai ter sede em Macedo de Cavaleiros, tendo por base as singularidades do vasto território transmontano, como explica o presidente da autarquia de Macedo, Benjamim Rodrigues:

“É um projeto que reúne um conjunto de iniciativas de artistas, curadores e especialistas de arte que se dedicam à prática e investigação artística, juntamente com a Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros.

Tem como objetivo estabelecer um espaço de criação e reflexão artística contemporânea, contextualizado no nosso território que é singular, com um património de fauna e flora de paisagem protegida e três selos UNESCO (Geopark Terras de Cavaleiros, Reserva da Biosfera e Entrudo Chocalheiro). No fundo acaba por ser um investimento artístico nesta região, cuja missão é estimular, apoiar e divulgar a criação de teorias e práticas contemporâneas.”

As ações vão decorrer de diferentes formas e em diferentes espaços:

“Vai desenvolver-se em vários espaços culturais, não só na cidade.

Os espaços vão ser vários, como o Centro Cultural, Museu de Arte Sacra, na estação, onde será a sede do Geopark Terras de Cavaleiros, e até nas juntas de freguesia, que serão espaços expositivos descentralizados.

Teremos também uma residência artística, que poderá ser para quatro artistas, haverá um ciclo de conferências e visitas guiadas sobre a paisagem e o património cultural. Teremos também um programa educativo, muito interessante para crianças e famílias, em parceria com os agrupamentos de escolas da região. Irá também ser elaborado um catálogo onde vão figurar as obras dos artistas.”

Envolvidos estão vários artistas, nacionais e internacionais, e algumas instituições:

“Estamos a falar de uma bienal que reúne um conjunto de artistas nacionais e estrangeiros, sendo por isso uma bienal internacional.

Também temos artistas da região e no conselho científico vão estar professores de arte do IPB. A parte executiva está a cargo da professora Inês Falcão e teremos uma série de intuições e centros de investigação envolvidos, nomeadamente a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, o Instituto de Investigação de Arte, Design e Sociedade, a própria fundação Bienal de Cerveira será parceira e o Laboratório de Artes de Montanha Graça Morais.”

O projeto arranca a 29 de junho, feriado municipal em Macedo de Cavaleiros, e decorre até 29 de setembro. A ideia é que se realize a cada dois anos.

A apresentação da bienal acontece esta quinta-feira no Welcome Center do Turismo do Porto e Norte, no Porto, na presença do presidente da autarquia macedense, Benjamim Rodrigues, e da Turismo do Porto e Norte, Luís Pedro Martins.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário