Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 21 de abril de 2022

Filmes de Cristèle Alves Meira e João Gonzalez na Semana da Crítica de Cannes

 Dois filmes portugueses, de Cristèle Alves Meira e João Gonzalez, foram selecionados para a competição da Semana da Crítica, um dos programas paralelos do Festival de Cinema de Cannes.


Dois filmes portugueses, de Cristèle Alves Meira e João Gonzalez, foram selecionados para a competição da Semana da Crítica, um dos programas paralelos do Festival de Cinema de Cannes, em maio em França.

De acordo com a programação divulgada, na Semana da Crítica estará “Alma Viva”, da realizadora luso-francesa Cristèle Alves Meira, uma primeira longa-metragem de ficção com coprodução entre França, Bélgica e Portugal, pela Midas Filmes.

O filme foi rodado no verão de 2021 na região transmontana de Vimioso, no distrito de Bragança, onde a realizadora tem raízes familiares e onde já filmou anteriormente.

A história é protagonizada por Salomé, uma menina de 10 anos que vai passar férias com a avó e que se culpabiliza pela morte dela, sem compreender o que aconteceu.

Enquanto a família organiza o funeral, “Salomé é possuída por uma força incontrolável e quase mata a vizinha da sua avó, que suspeita tê-la envenenado”, e é acusada de bruxaria pelos habitantes da aldeia, lê-se na sinopse.

O filme, que chegou a intitular-se “Bruxa”, conta com as interpretações de Ana Padrão, Esther Catalão, Duarte Pina, Nuno Gil, Pedro Lacerda, entre outros.

Este será um regresso de Cristèle Alves Meira à Semana da Crítica de Cannes, depois de lá ter apresentado as curtas-metragens “Campo de Víboras”, em 2016, e “Invisível Herói”, em 2019.

Este ano, na Semana da Crítica estará também a animação “Ice Merchants”, terceira obra de João Gonzalez, com coprodução entre Portugal, França e Reino Unido.

De acordo com a Agência da Curta-Metragem, “Ice Merchants” é o primeiro filme português de animação a integrar a Semana da Crítica de Cannes.

Segundo a sinopse, “Ice Merchants” é sobre um homem e o seu filho, que vivem no alto de um precipício, de onde saltam todos os dias de paraquedas para fornecer gelo à aldeia, situada numa planície.

No filme, João Gonzalez assina a realização, direção de arte, composição e interpretação da banda sonora. O trabalho de animação contou com a colaboração da polaca Ala Nunu.

João Gonzalez, nascido no Porto em 1996, é ainda autor dos filmes “The Voyager” (2017) e “Nestor” (2019), feitos em contexto escolar em Portugal e no Reino Unido.

Fora de competição, a Semana da Crítica também estreará o filme “Tout le monde aime Jeanne”, primeira obra da realizadora francesa Céline Devaux, com coprodução portuguesa pela O Som e a Fúria.

Com Lisboa em pano de fundo, o filme conta com as interpretações de Blanche Gardin, Larent Lafitte, Nuno Lopes, Maxence Tual, Marthe Keller e Patty Hannock.

A Semana da Crítica é organizada pelo Sindicato dos Críticos de Cinema de França, em paralelo ao festival de Cannes, e é virada sobretudo para novos talentos, com uma seleção de primeiras e segundas obras. A 61.ª edição decorrerá de 18 a 26 de maio.

A abertura será com o filme “When you finish saving the world”, realizado pelo ator Jesse Eisenberg, e o encerramento será com “Next Sohee”, da realizadora Jung July.

O Festival de Cinema de Cannes cumprirá a 75.ª edição de 17 a 28 de maio, tendo já sido anunciada a competição de longas-metragens e algumas obras a exibir fora de concurso.

Em maio, outro dos programas paralelos com programação já anunciada é a Quinzena dos Realizadores, na qual estará presente o filme “Fogo-Fátuo”, de João Pedro Rodrigues.

Sem comentários:

Enviar um comentário