Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 27 de abril de 2022

Castelo de Bragança vai ser iluminado no Dia Mundial da Fibromialgia

 No dia 12 de Maio assinala-se o Dia Mundial da Fibromialgia, doença reumática que afeta cerca de 1,7% da população e é a 2ª que em Portugal causa mais incapacidade.


A Câmara Municipal de Bragança aderiu ao da desafio da Associação Portuguesa de Fibromialgia (APJOF) e irá assinalar o Dia Mundial da Fibromialgia com a iluminação do Castelo de Bragança, de roxo, no dia 12 de Maio à noite.

No dia 12 de Maio assinala-se o Dia Mundial da Fibromialgia, doença reumática (DR) que afeta cerca de 1,7% da população e é a 2ª DR que em Portugal causa mais incapacidade (EpiReumaPt 2011/2013).

“Apesar da Fibromialgia ter sido reconhecida em 1992 pela Organização Mundial de Saúde, de existirem Circulares Normativas da Direcção-Geral de Saúde, estudos, artigos, resoluções publicadas no Diário da República, etc, ainda há muitos médicos (e até familiares e amigos) que não acreditam na existência desta patologia” salienta a APJOF.

Segundo esta associação, “os diagnósticos e acesso à terapêutica são tardios, o que piora o estado de saúde e incapacidade destes utentes e tem também grande impacto a nível psicossocial”, além de que “não existe qualquer apoio legislativo a nível laboral, escolar e na saúde para as pessoas com este diagnóstico”.

“É urgente mais sensibilização/literacia perante a sociedade, para uma melhor aceitação desta patologia, e legislação de apoio aos doentes”, diz a APJOF.

Para assinalar esta data, além da iluminação de monumentos, a associação está a organizar um webinar (gratuito e acessível a todos) que também decorrerá dia 12/05, às 21h, em direto napágina do Facebook (@APJOF) com a participação da Reumatologista Renata Aguiar, cujo tema será “Fui diagnosticado com Fibromialgia, e agora?”.

A APJOF, Associação Portuguesa de Fibromialgia é uma associação sem fins lucrativos, fundada em 2016, que visa apoiar, sensibilizar e trabalhar em prol das pessoas diagnosticadas com Fibromialgia e as suas famílias.

Sem comentários:

Enviar um comentário