A Palombar organizou, nesse âmbito, uma caminhada que contou com a participação de 13 pessoas, entre voluntários e monitores do 60.º Campo de Trabalho Voluntário Internacional - Restauro de um Pombal Tradicional, que está a decorrer nesta aldeia transmontana.
O plogging é uma ação que combina a atividade física, normalmente a caminhada ou corrida, com a recolha de lixo durante o trajeto. Surgiu enquanto atividade organizada na Suécia há cerca de seis anos e espalhou-se para outros países em 2018, após o crescente aumento da preocupação com a poluição por plástico a nível mundial.
Esta foi uma caminhada interpretativa e, durante o percurso realizado, com cerca de quatro quilómetros, foram encontrados e recolhidos poucos resíduos, sobretudo fio plástico (baraço azul). Este é um ótimo sinal que indica haver pouca poluição por lixo na área envolvente do percurso, mas revela também a importância de substituir o uso de fios de plástico por soluções mais ecológicas e biodegradáveis, como o fio de sisal.
A este propósito, a Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino (AEPGA), em parceria com a Palombar, desenvolveu o projeto "ENFARDAR NATURALMENTE - Transição para uma Agricultura Ecológica", que promove uma agricultura sem plásticos e a substituição do fio plástico no enfardamento por fio de sisal, o qual é muito versátil, resistente e maleável, com a vantagem de se tratar de um um produto 100% natural e portanto biodegradável, não prejudicando os ecossistemas e a biodiversidade quando abandonado e esquecido na natureza.
Sem comentários:
Enviar um comentário