Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 21 de abril de 2022

Macedo de Cavaleiros já tem uma equipa de sapadores florestais e pode vir a ser uma base para bombeiros sapadores

 Já foi criada e está no terreno a primeira equipa de sapadores florestais em Macedo de Cavaleiros, constituída por cinco elementos, e no futuro poderá surgir uma segunda.


A novidade foi avançada pela Diretora Regional do ICNF, Sandra Sarmento, que deixou ainda saber que há intenção de sediar em Macedo a primeira base de bombeiros sapadores florestais do distrito de Bragança:

“Foi criada já uma equipa de sapadores florestais, pela APATA, que vai dar apoio aqui em Macedo de Cavaleiros, há intenções de vir a criar uma outra equipa e temos também, no futuro, a possibilidade de vir a contar aqui com uma base para bombeiros sapadores florestais.

Temos já três bases criadas, uma em Vila Pouca de Aguiar, outra em Cabeceiras de Basto e outra em Paredes de Coura. Pretendemos, no futuro, vir a ter mais um apoio aqui em Macedo de Cavaleiros e outro em Arouca.

Os bombeiros são sempre elementos muito importantes, têm um papel absolutamente fundamental naquilo que é o combate e, como tal, é sempre muito bom trabalharmos de forma articulada com eles e com todos os que connosco colaboram.”

A escolha de Macedo de Cavaleiros para a criação desta base foi estratégica:

“Aqui no Norte foi feita uma abordagem estratégica das possíveis localizações para instalar a força. Pela centralidade e condições que o próprio instituto aqui tem, identificámos Macedo como uma oportunidade para, numa segunda fase, podermos vir a instalar a força, que tem uma coordenação nacional e vai trabalhar aqui mas não só, fazendo-o de forma articulada entre todos, podendo ser chamada a outras regiões.”

Cada equipa conta com 15 elementos e vai em breve ser aberto concurso para recrutar elementos:

“Temos as de Vila Pouca de Aguiar, Cabeceiras de Basto e Paredes de Coura em criação, já temos alguns elementos que foram contratados, estiveram em formação e este ano já vão apoiar e ser chamados ao sistema.

Infelizmente tínhamos aberto concurso para 100 e não conseguimos ocupar as vagas. Muito em breve vamos voltar a abrir concursos para recrutar pessoas e preencher as vagas que ainda existem.

A ideia era, num curto espaço de tempo, termos todas as vagas preenchidas para depois avançarmos para a fase seguinte, que seria ter, a nível nacional, uma força constituída por 260 elementos que era o que estava previsto.”

As 15 equipas de sapadores florestais do distrito de Bragança já estiveram na terça-feira e continuam hoje em Macedo de Cavaleiros a receber formação para preparar a época de incêndios que se avizinha.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário