Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 1 de novembro de 2022

Jorge da Costa é o novo Diretor do Museu Abade de Baçal

 A sessão de tomada de posse do novo diretor do museu de Bragança terá entrada livre e irá decorrer com a presença de Laura Castro, Diretora Regional de Cultura do Norte, instituição a quem a instituição museológica de Trás-os-Montes está afeta.


Jorge da Costa é o novo Diretor do Museu do Abade de Baçal e da Domus Municipalis e toma posse no dia 2 de novembro.

A sessão de tomada de posse do novo diretor do museu de Bragança terá entrada livre e irá decorrer com a presença de Laura Castro, Diretora Regional de Cultura do Norte, instituição a quem a instituição museológica de Trás-os-Montes está afeta.

Jorge da Costa é licenciado em Humanidades, pela Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa de Braga; Pós-Graduado em Arte Contemporânea, pela Escola das Artes da Universidade Católica do Porto; Mestre em Arte Contemporânea, pela Escola das Artes da Universidade Católica do Porto; Doutorando em Estudos do Património – Museologia, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Membro da equipa da Rede Portuguesa de Arte Contemporânea (RPAC) da Direção-Geral das Artes (DGARTES). Membro do Laboratório de Artes na Montanha – Graça Morais.

Foi docente do ensino secundário até 2007. Exerceu, desde 2007, como Técnico superior do Departamento Cultural da Câmara Municipal de Bragança, funções de direção artística e curadoria no Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, e simultaneamente, desde 2013, no Centro de Fotografia Georges Dussaud. Entre 2007 e 2018, coordenou e programou o Museu Ibérico da Máscara e do Traje e o Centro Cultural Municipal de Bragança.

Comissariou mais de 80 exposições de artistas nacionais e estrangeiros, bem como de importantes coleções públicas e privadas, no Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, no Centro de Fotografia Georges Dussaud, e em diversos museus e Bienais de Arte do país.

Tem participado, como orador, em conferências e colóquios nacionais e internacionais, sobre domínios como a história da arte, a educação, mediação e o património. Tem-se dedicado à inventariação, gestão e estudo de coleções. Tem participado como júri convidado em diversos projetos artísticos nacionais e internacionais.

É autor de inúmeros títulos publicados em livros, catálogos e publicações periódicas.

Sem comentários:

Enviar um comentário