Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024

Entrudo chocalheiro de Podence mantém a tradição transmontana

 Chama-se Entrudo Chocalheiro ao Carnaval da aldeia de Podence, em Macedo de Cavaleiros. Durante séculos, a tradição dos caretos foi-se preservando e hoje é Património Imaterial da Humanidade.

Caretos de Podence (Fotografia de Nuno Pinto Fernandes/GI)

Pensa-se que a figura do careto – personagem mascarada que enverga um fato colorido e chocalhos – remonta há vários séculos e que os seus rituais de inverno estariam ligados à fertilidade na agricultura e à fecundidade. Esta festa comunitária anuncia o final do estação mais fria e a chegada da primavera.

O isolamento do Nordeste Transmontano terá contribuído para a tradição se manter durante séculos. No entanto, nas décadas de 1950 e 60, esteve em vias de desaparecer devido à massiva emigração e à guerra colonial. Conseguiu sobreviver a ambos e em 2019 a festa foi classificada como Património Imaterial da Humanidade da UNESCO, fruto do trabalho da Associação do Grupo de Caretos.

Nos quatro dias de festa, de 10 a 13 de fevereiro, haverá animação nas ruas da aldeia, além de passeios de barco na albufeira do Azibo, caminhadas por trilhos ligados ao entrudo, mercado de rua e tabernas tradicionais.

Sábado 10, a partir das 15.30 horas, os “facanitos” (crianças vestidas de caretos) vão andar à solta imitando os mais velhos, e a partir das 23 horas é a Noite Chocalheira, em que os caretos vão com os seus trajes e chocalhos pela aldeia atrás das raparigas. No Domingo Gordo, dia 11, os caretos voltam à rua durante a tarde e à noite haverá concerto com o grupo de música tradicional Trasga. Na noite de segunda-feira 12 cumpre-se o Pregão Casamenteiro e a Noite da Máscara Mágica com Desfile Enigmático. Depois, fazem-se ouvir as gaitas-de-foles com os Roncos do Diabo. A festa termina no dia seguinte, terça 13, com mais uma saída de caretos e, ao fim da tarde, com a Queima do Entrudo.

Passear no Azibo e conhecer sítios com história

É na envolvência de Podence que se encontra a Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo. Se esta altura do ano não é a mais convidativa para aproveitar as suas praias fluviais, passeie-se por um dos seus cinco trilhos ou pela ciclovia de 16 quilómetros.

Para comer, em Podence e arredores há várias opções para se experimentar a cozinha local. Se quiser fazer um pequena visita de automóvel pela região, vale a pena ir até à aldeia de Romeu, já em Mirandela, onde se encontra o Maria Rita. Aberto desde os anos 1960, o restaurante continua a servir mesmo pratos, incluindo sopas secas, feijoca à transmontana e posta mirandesa.

Para passar a noite no coração do nordeste transmontano, a Pousada de Bragança oferece, além de muita história, visto ser um ícone arquitetónico modernista da Escola do Porto (foi desenhada José Carlos Loureiro), a possibilidade de se experimentar um restaurante estrela Michelin, único na região. É o G, dos irmãos Geadas, que elevaram os sabores locais a uma experiência de luxo.

Web: caretosdepodence.pt

Maria Rita
Rua da Capela, Romeu, Mirandela
Tel.: 278 939 134
Web: quintadoromeu.com
Das 12h30 às 14h30 e das 19h30 às 22h30. Encerra domingo ao jantar e segunda
Preço médio: 25 euros

Pousada de Bragança
Rua Estrada do Turismo
Tel.: 273 331 493
Web: gpousada.com
Preços: quarto duplo desde 145 euros (com pequeno-almoço)

Luísa Marinho

Sem comentários:

Enviar um comentário