Em resposta escrita enviada ao Mensageiro, o INEM escreve que, "na situação de Bragança, para apoio a um utente do sexo masculino com aproximadamente 88 anos, confirma-se o atraso no atendimento devido ao volume de chamadas que estavam a ser atendidas nos CODU". "Assim que foi possível realizar a triagem, foram prontamente acionados os BV Bragança e a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Hospital de Bragança", lê-se.
"Sobre o facto de a ocorrência se ter verificado em Bragança, recorda-se que o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) é uma Central Médica nacional, o que significa que as chamadas que dão entrada via 112 são atendidas em qualquer um dos quatro CODU pelo profissional que se encontra há mais tempo disponível, independentemente da zona geográfica de origem.
Pela análise preliminar das duas ocorrências, foi possível apurar que se verificou um atraso no atendimento, o que vem exigir uma análise pormenorizada das situações para se averiguar em pormenor todas as circunstâncias em que decorreu a assistência a estes utentes", sublinha ainda a mesma nota.
De acordo com o Gabinete de Comunicação do INEM, decorre neste momento um procedimento concursal para reforço dos profissionais TEPH (Técnicos de Emergência pré-hospitalar) do INEM para preenchimento de mais 200 lugares do mapa de pessoal.
Contudo, os últimos concursos abertos pelo INEM, sabe o Mensageiro, têm ficado com várias vagas por preencher.
O INEM recorda, ainda que "é muito importante recordar que os cidadãos devem ligar o Número Europeu de Emergência – 112 apenas em situações graves ou de risco de vida. Nestas situações, é importante referir que o contactante não deve desligar enquanto a chamada não for atendida por um profissional, uma vez que as chamadas são sempre atendidas por ordem de entrada".
"Acrescentar apenas, por último, que o atual contexto de greve dos TEPH às horas extraordinárias também acaba por ter impacto no funcionamento do CODU do INEM", termina a mesma nota.
Sem comentários:
Enviar um comentário