Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 3 de janeiro de 2026

Município de Mogadouro conta com orçamento de mais de 34 milhões de euros para este ano

 Autarca António Pimentel destaca os principais projetos para este ano


O município de Mogadouro vai contar, para este ano, com um orçamento de mais de 34 milhões de euros.

O documento aprovado, já em assembleia municipal, vai destinar-se a obras estruturantes para o concelho. “Insere-se num processo de continuidade aquilo que temos vindo a fazer. Tem particular incidência em dois vetores, em obras que estão em curso e que vamos lançar de novo. As que estão em curso, como seja o Ginásio Municipal, o Museu Territorial, que vai iniciar-se agora também, além, naturalmente, do Matadouro, que está em fase de conclusão, e temos como, a nível de obras, principalmente para este ano, o lançamento do Centro Interpretativo do Parque Natural do Douro Internacional, o Parque Biológico do Juncal, um projeto de valor elevado, que ronda aos 4,5 milhões”, explicou António Pimentel.

No campo do apoio social, a autarquia pretender manter todos os apoios já existentes, “quer no apoio à medicação, quer no apoio à criação de emprego, quer todos os níveis no apoio à agricultura, isso mantemos tudo. Temos um investimento muito direcionado aqui também para a duplicação dos cuidados continuados de Mogadouro, obra da Misericórdia, mas onde a Câmara vai investir um milhão e meio de euros que já está em execução”, referiu o autarca apontado que este último será um dos maiores investimentos na área social.

O documento também aloca verba para outras infraestruturas, bem como as águas e saneamentos como “a a remodelação de água e saneamentos do Azinhoso, em princípio de Zava e Valverde. Também vamos repor os pavimentos em todas as estradas. Falta-nos uma, portanto, em princípio, que avançará. Falta-nos ligar uma anexa à sede de freguesia, que é de Saldanha à Granja, que também vai avançar. É um conjunto enorme de obras, são 34 milhões, dos quais 14,5 milhões são de investimento”.

No campo dos impostos municipais para 2026, a taxa de IRS será de 2,5% . No campo de IMI o valor mantém-se nos mínimos (0,3%). No que respeita à Derrama a taxa é de 1,5 % aplicável a banca e energético.

O orçamento aprovado por maioria teve um aumento de 4,2 milhões de euros face ao de 2025.

Escrito por rádio Brigantia
Jornalista: Rita Teixeira

Sem comentários:

Enviar um comentário