Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 5 de maio de 2015

Bragança recebe debate mundial sobre regiões de montanha

Organização quer que as conclusões do Mountains 2016 cheguem aos decisores políticos
É preciso avançar com políticas específicas para as regiões de montanha.
A constatação é de Jaime Pires, coordenador do Centro de Investigação de Montanha (CIMO), do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), no lançamento do Mountains 2016 – X Convenção Europeia de Montanha 2016 e I Conferência Internacional sobre Investigação e Desenvolvimento Sustentável em Regiões de Montanha, que vai decorrer em Bragança.
A capital de distrito vai acolher um debate mundial que vai cruzar opiniões e diferentes realidades mundiais. “É uma forma de chamar um pouco a atenção para as questões das regiões de montanha e do seu desenvolvimento sustentável. Pretendemos chegar aos decisores políticos. Como há envolvimento de organizações internacionais de regiões de montanha que já estão ligadas ao poder político um dos objectivos é esse. É conveniente que haja políticas mais dirigidas para estes territórios para fazer com que não percam tanta população e para que no fundo a riqueza produzida aumente”, defende o responsável.

Políticas específicas

Jaime Pires acrescenta que os apoios comunitários para as regiões de montanha em Portugal “não são muito diferenciados das outras regiões”.
A criação de políticas específicas para estas zonas é uma ideia defendida também pelo presidente da Euromontana- Associação Europeia da Montanha. Juan Gutierrez afirma que “políticas aplicadas de forma geral em todo o território” não funcionam e, por isso, defende que “fazem falta políticas específicas adaptadas às diferentes zonas de montanha”.
O responsável acredita que o programa 2020 pode ajudar a resolver este problema, uma vez que “unifica fontes de financiamento”. “Num espaço geográfico muito pequeno pode haver necessidades muito diferentes”, alerta Juan Gutierrez.
A falta de sustentabilidade e o despovoamento são problemas comuns às regiões de montanha, que vão ser debatidos neste evento. “No fundo vamos ouvir aquilo que se está a fazer noutros países e que de alguma forma isso contribua para desencadear alguns processos e algumas decisões que possam vir a favorecer estas regiões de montanha”, conclui Jaime Soares.
O Mountains 2016 vai decorrer no IPB de 3 a 7 de Abril do próximo ano.

in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário