terça-feira, 22 de dezembro de 2020

Orçamento municipal de Vimioso para 2021 ronda os 12 milhões de euros

 Relativamente ao último, há um acréscimo de cerca de um milhão de euros
Aumento do valor do orçamento deve-se às obras programadas para o quartel local da GNR, cuja portaria que prevê e financia a empreitada foi publicada na terça-feira da semana passada.

Jorge Fidalgo, presidente da câmara, avança que concurso será lançado brevemente. “Temos um protocolo com o Ministério da Administração Interna para poder fazer obras no quartel o contrato inter-administrativo pode agora ser assinado. O projeto foi todo realizado e pago pela câmara de Vimioso. Agora o ministério vai financiar e esperamos já em Janeiro lançar o concurso”.

O autarca disse ainda que vai ser concretizado um conjunto de investimentos, nomeadamente em algumas aldeias do concelho, de forma a dar outra dinâmica de vida a quem as habita. Para alguns deles a câmara de Vimioso vai recorrer a fundos comunitários e à banca. Por fundos comunitários serão financiados o Centro Municipal de Proteção Civil, no coração da vila, investimento que ronda os 200 mil euros e o Centro de Promoção de Produtos e Tradições Locais, em Caçarelhos e Santulhão, no valor global de 800 mil euros. “Estamos a fazer um conjunto de requalificações urbanísticas por todas as aldeias porque queremos que haja qualidade nas nossas localidades, de forma a que as pessoas lá possam viver bem”, considerou o autarca. Outra das empreitadas que está prevista, para a qual a câmara vai recorrer à banca, esperando agora o visto do Tribunal de Contas, é uma avenida à saída de Argozelo para Bragança.

Jorge Fidalgo considera que este é um orçamento realista, deixando as contas da câmara em dia.

O autarca de Vimioso lembrou ainda que, no concelho, de forma a não “sobrecarregar” as pessoas, não é aplicada derrama, as taxas de licenciamento são basicamente nulas e o IMI está nos valores mínimos.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário