segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

Ontem fizeram-se compras de Natal no Mercado dos Produtos da Terra de Macedo de Cavaleiros

 Apesar de atípico, o Natal está à porta e ontem de manhã, em Macedo de Cavaleiros, foi possível fazer compras para a ceia ou até para pôr dentro do sapatinho, ajudando ao mesmo tempo os produtores e artesãos locais.


Foi a última edição do Mercado dos Produtos da Terra deste ano, no qual estiveram presentes 16 expositores do concelho de Macedo, que da alimentação ao artesanato, não deixaram faltar opções aos visitantes:

“Vendi alguns grelos e couves para o Natal.”

“Tenho mel e produtos da colmeia. Um frasco de mel é um ótimo presente de Natal pois oferecer mel é oferecer saúde.”

“Tenho presépios que vendo nesta altura e durante todo o ano. Hoje já vendi uns quatro presépio para serem oferecidos.”

“Vendo licores todos feitos por mim, de vários sabores e de boa qualidade. As pessoas compram muito para oferecer agora no Natal porque é uma prenda que não fica cara, é caseira e consome-se na mesa de Natal, juntamente com o bolo-rei.”

Alguns já a pensar na ceia e nos presentes, outros em repor o que está em falta na despensa, quem por lá passou, comprou:

“É bom ajudar os nossos produtores que vendem coisas caseiras. Hoje só comprei pão e bola de ovos, mas compro sempre. Sempre se compra também alguma coisa para o Natal.”

“É um bom local para se fazerem umas compras para o Natal. É a primeira vez que venho mas acho que está bem porque a maior parte das casas comerciais estão fechados e aqui sabemos que os produtos são biológicos.”

“Dá para comprar alguns presentes de Natal em alguns expositores mas os restantes são bens de consumo, embora muita gente até agradecesse. Compra-se mais para a ceia do Natal e eu hoje já levo um saco de batatas e um saco de figos.”

Norberto Pinto é agricultor, natural da aldeia de Lamas. Para ele, estes mercados são uma ajuda importante e deveriam acontecer com mais frequência:

“Deviam acontecer pelo menos todos os domingos ou sábados, pois era uma mais-valia para o lavrador que, tal como eu, vive da agricultura. O ano passado, por esta altura, já teria vendido mais de dois mil molhos de grelos e este ano talvez ainda não tenha vendido 500, devido ao coronavírus que nos está  a estragar a vida a todos.”

Os Mercados dos Produtos da Terra de Macedo de Cavaleiros, que decorrem desde junho, primeiro com periodicidade semanal e, mais tarde, em dias pontuais, resultam de uma parceria entre a Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros e a Associação Comercial, Industrial e de Serviços.

O presidente da autarquia, Benjamim Rodrigues, faz um balanço positivo da iniciativa e garante que é para continuar no próximo ano:

“Vem na sequência da vontade de mostrar alguns produtos dos agricultores da terra e artesãos, ajudando a promover a economia em tempo de crise e a divulgar a região e os nossos produtos de qualidade. Estamos muito satisfeitos pois com o saldo de todo o ano sabemos que se tem ajudado muito os produtores, amenizando um pouco este período difícil.

É para continuar pois foi uma iniciativa de sucesso, fazendo, por isso, todo o sentido.”

E no mercado de ontem foi alargada a possibilidade de participar a outro tipo de comerciantes além dos produtores agrícolas, refere Paulo Moreira, presidente da ACISMC:


“Este mercadinho acaba por ser diferente dos outros pois encaixa aqui aquele mercado de Natal que estamos já habituados a promover nesta altura.

Abrimos uma excepção para poderem participar também outros comerciantes e empresas.

É uma oportunidade para as pessoas rentabilizarem aqui algum negócio neste período de Natal.”

Uma tradição de Natal a ser mantida em Macedo de Cavaleiros, mesmo em ano de pandemia.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário