Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

Livro “Máscaras Rituais de Portugal – Mascaradas Vinhaenses” retrata festas de inverno de Vinhais

 A essência das festas de inverno com mascarados, no concelho de Vinhais, está agora retratada no livro “Máscaras Rituais de Portugal – Mascaradas Vinhaenses”.
A publicação resulta de uma itinerância permanente, desde 2017, da colecção particular de máscaras de Roberto Afonso.

O livro dá a conhecer a Festa da Cabra e do Canhoto, em Cidões, as Festas de Santo Estêvão, em Ousilhão, Rebordelo, Travanca e Vale das Fontes, o Entrudo, em Lagarelhos, Vila Boa e Vinhais, o Dia da Morte, em Edrosa, e o Dia dos Diabos, em Vinhais.

“Esta é a primeira edição que reúne todas as festas do concelho de vinhais. Há ali uma descrição que eu fiz da minha participação e de assistir também a estas festas na qual retrato os passos todos da festa e as pessoas que leiam este livro vão ficar a conhecer exactamente as festas que acontecem em Vinhais entre o dia 31 de Outubro e a Quarta-feira de Cinzas”, explicou Roberto Afonso, coleccionador e presidente da assembleia geral da Academia Ibérica da Máscara.

A publicação é também uma forma de homenagear os artesãos, sendo que, nos últimos tempos, houve cada vez mais a dedicarem-se à construção de máscaras.

A exposição, que deu origem ao livro, dá a conhecer festas de outros concelhos e está patente no Centro Cultural Solar dos Condes de Vinhais até ao final do dia de hoje.

O livro foi editado pelo município de Vinhais e foi apresentado publicamente na terça-feira.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário