A publicação resulta de uma itinerância permanente, desde 2017, da colecção particular de máscaras de Roberto Afonso.
O livro dá a conhecer a Festa da Cabra e do Canhoto, em Cidões, as Festas de Santo Estêvão, em Ousilhão, Rebordelo, Travanca e Vale das Fontes, o Entrudo, em Lagarelhos, Vila Boa e Vinhais, o Dia da Morte, em Edrosa, e o Dia dos Diabos, em Vinhais.
“Esta é a primeira edição que reúne todas as festas do concelho de vinhais. Há ali uma descrição que eu fiz da minha participação e de assistir também a estas festas na qual retrato os passos todos da festa e as pessoas que leiam este livro vão ficar a conhecer exactamente as festas que acontecem em Vinhais entre o dia 31 de Outubro e a Quarta-feira de Cinzas”, explicou Roberto Afonso, coleccionador e presidente da assembleia geral da Academia Ibérica da Máscara.
A publicação é também uma forma de homenagear os artesãos, sendo que, nos últimos tempos, houve cada vez mais a dedicarem-se à construção de máscaras.
A exposição, que deu origem ao livro, dá a conhecer festas de outros concelhos e está patente no Centro Cultural Solar dos Condes de Vinhais até ao final do dia de hoje.
O livro foi editado pelo município de Vinhais e foi apresentado publicamente na terça-feira.
Sem comentários:
Enviar um comentário