segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

Pelo menos 5 ovelhas foram mortas em ataque a rebanho em Nogueira

 Um rebanho foi atacado lobos em Nogueira, no concelho de Bragança. O caso é reportado pelo proprietário que diz que o ataque aconteceu sexta-feira e pelo menos 5 animais foram mortos e 16 ovelhas ficaram feridas.
Há ainda outros animais que podem ter sido levados pelo lobo ou então fugido, conta José Rodrigues, o proprietário do rebanho.

“Sexta-feira, por volta das 16h30, o rebanho estava no lameiro. Um lobo deve ter atraído os cães para um lado e outros dois lobos atacaram o rebanho, mataram quatro ovelhas e um carneiro, ficaram 16 feridas. O pastor que anda com o gado ainda viu levar um cordeiro nos dentes e faltam cinco cordeiros”, contou.

José afirma que a GNR já levantou o auto de ocorrência, mas ainda não conseguiu contactar as autoridades veterinárias para que convoquem os técnicos do ICNF para poderem recolher os indícios do ataque.

O proprietário do rebanho teme que algumas das 16 ovelhas feridas possam não resistir, sendo que algumas estavam prenhas e abortaram. Para já, estima os prejuízos em 1500 euros.

O mesmo rebanho já tinha sido atacado há 11 anos, altura em que 50 ovelhas foram mortas, mas o proprietário dos animais não foi, na altura, compensado.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário