Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 5 de março de 2021

𝐇𝐨𝐦𝐞𝐧𝐚𝐠𝐞𝐦 𝐚𝐨 𝐌𝐞𝐬𝐭𝐫𝐞 𝐃𝐞𝐥𝐦𝐢𝐫𝐨 𝐆𝐨𝐧ç𝐚𝐥𝐯𝐞𝐬 𝐝𝐚 𝐀𝐏 𝐕𝐚𝐥𝐞 𝐝𝐞 𝐅𝐫𝐚𝐝𝐞𝐬

 A arte e a cultura estão mais pobres. O céu ganhou uma estrela. O Mestre Delmiro Gonçalves partiu, deixando um grande contributo para o artesanato e para a cultura local, regional e nacional.


Mestre Delmiro Gonçalves, sempre nos recebeu com um sorriso contagiante e palavras amistosas. Falava e explicava a sua arte com uma enorme paixão e, mesmo com o avançar da idade, tinha um frenesim no corpo e nas mãos para continuar a sua arte e não a deixar morrer ou cair em esquecimento. Infelizmente não conseguiu deixar seguidores do seu trabalho, mas deixou a sua marca e ficará imortalizado pela sua obra.

Delmiro artesão único na arte de moldar e trabalhar o cobre, um dos melhores caldeireiros de Trás-os-Montes e de Portugal, tendo recebido vários prémios de artesanato. Arte que abraçou aos 10 anos com os ensinamentos do avô e depois do pai.

As suas mãos agilmente trabalharam e moldaram as folhas de cobre com perfeição, transformando-as em valiosos objetos. Entre eles, as mais famosas e conhecidas são as "alquitarras" - uma espécie de alambique, destinado a destilar aguardente. Para além das “alquitarras”, as suas mãos transformaram folhas de cobre em caldeirões, braseiras, tachos, candeeiros e objetos decorativos.

Condolências à sua família, que descanse em paz. Até um dia querido Mestre.

Sem comentários:

Enviar um comentário