Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 8 de março de 2021

Reconecta-te à Natureza: projeto lança 4 folhetos e 4 cartazes para mostrar que as aves fazem mais do que cantar

 Acabam de ser lançados e estão disponíveis para todos 4 folhetos e 4 cartazes informativos/didáticos que revelam que as aves fazem mais do que cantar. Observar, desenhar, escrever, aprender... poderá fazer isto e muito mais com estes materiais que integram desenhos, ilustrações, informação e atividades educativas para levar os mais jovens, toda a família e a comunidade a descobrirem, de forma lúdica e interativa, a importância da avifauna e os serviços que presta aos ecossistemas.


Estes suportes informativos e didáticos foram produzidos pela organização não governamental de ambiente Palombar - Conservação da Natureza e do Património Rural, no âmbito do projeto "Reconecta-te à Natureza - as aves fazem mais do que cantar". Descarregue-os AQUI.

O Exímio Caça-pragas, a Super Aspiradora de Insetos, as Guardiãs da Horta e as Aliadas da Floresta

Os quatro folhetos e cartazes abordam os serviços essenciais e gratuitos para os ecossistemas assegurados pelo tartaranhão-caçador (o Exímio Caça-pragas); pela andorinha-das-chaminés (a Super Aspiradora de Insetos); pelas aves que ocorrem nas hortas, com foco na alvéola-branca, no melro-preto, na coruja-das-torres, no rabirruivo-preto e no pisco-de-peito-ruivo (as Guardiãs da Horta), e nas florestas, com destaque para a felosa-de-papo-branco, o pica-pau-malhado-grande, o gaio, a coruja-do-mato e o chapim-azul (as Aliadas da Floresta).

Esses serviços permitem promover o equilíbrio ambiental e a qualidade e produtividade dos alimentos que consumimos, bem como de outros produtos naturais, como a cortiça e as pastagens, por exemplo, beneficiando as comunidades rurais, a biodiversidade e os habitats de que todos dependemos para viver de forma saudável e sustentável.

Além de estarem disponíveis para todos no site da Palombar, estes materiais serão distribuídos junto da comunidade escolar em escolas dos concelhos abrangidos pela Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes (CIM-TTM), área de intervenção do projeto, em ações de sensibilização ambiental.

Dois dos cartazes produzidos, nomeadamente o cartaz da andorinha-das-chaminés e do tartaranhão-caçador serão também colocados, com o apoio de 11 parceiros institucionais do projeto, em MUPI nos concelhos da CIM-TTM.

Sobre o projeto

O projeto “Reconecta-te à Natureza - as aves fazem mais do que cantar”, o qual é financiado pelo Fundo Ambiental – Ministério do Ambiente e da Ação Climática”, tem como principal objetivo sensibilizar a comunidade para os serviços fundamentais prestados pela avifauna aos ecossistemas, com o propósito de informar sobre a sua importância e papel vital e alertar para os problemas que têm provocado o declínio de várias espécies de aves associadas aos ecossistemas agrícolas.

O projeto tem como foco dois grupos de avifauna: os passeriformes e as aves de rapina. No caso dos passeriformes, aborda os serviços que estes prestam para os ecossistemas associados a hortas, pomares e florestas; e, no que se refere às rapinas, as ações incidem sobre espécies diurnas ligadas ao habitat das searas, tendo o tartaranhão-caçador como espécie bandeira, e noturnas, associadas às quintas, apresentando como espécie de destaque a coruja-das-torres.

Mais informação AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário