Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 14 de maio de 2021

Santuário da Senhora da Assunção já tem um órgão de tubos. Concerto inaugural é no próximo domingo

 Domingo, a partir das 09h30, os peregrinos de toda a Diocese são convidados a subir à montanha e a participar nas celebrações festivas que começa com o terço (10h00) e eucaristia solene (11h00) presidida pelo bispo da Diocese, D. José Cordeiro. Segue-se a bênção do órgão.
O Santuário da Senhora da Assunção, em Vilas Boas, concelho de Vila Flor, passa a contar, a partir do próximo domingo, com um órgão de tubos. Veio da Alemanha e será benzido por D. José Cordeiro.

Construído em 1964 pelo organeiro alemão Walker para a Igreja Evangélica de Paul – Gerhardt, em Wellesweiler – Neunkirchen (Alemanha), o órgão de tubos é composto por 2 manuais e uma pedaleira com 24 registos e 1786 tubos. A 4 de Setembro de 2020 foi oficializada a compra do órgão à Comunidade Evangélica de Neunkirchen com a assinatura do respetivo contrato, entre a Igreja alemã e o Santuário Diocesano da Senhora da Assunção.

A 26 de Setembro o órgão chegou ao Santuário. Instalado pela firma JMS Organaria de Santo Tirso entre outubro de 2020 e janeiro de 2021, a afinação e harmonização coube ao organeiro espanhol Óscar Laguna, natural de Burgos.

Segundo o Pe. Delfim Gomes, reitor do Santuário, esta aquisição encaixa-se nos propósitos dos santuários católicos que apostam na “valorização cultural e artística”, de acordo com a “via pulchritudinis” – caminho da beleza –, enquanto modalidade peculiar da evangelização da Igreja.

«Também este Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Assunção – espaço sagrado – envereda por este caminho da Nova Evangelização procurando oferecer aos peregrinos este contacto com a arte, a música, o silêncio, a paisagem, de modo a encontrar a beleza e suscitar a admiração. É um caminho que leva à procura de Deus e ao encontro com Cristo, Beleza oferecida por Deus aos homens», refere o sacerdote.

Eucaristia e Concerto inaugural

Domingo, a partir das 09h30, os peregrinos de toda a Diocese são convidados a subir à montanha e a participar nas celebrações festivas que começa com o terço (10h00) e eucaristia solene (11h00) presidida pelo bispo da Diocese, D. José Cordeiro. Segue-se a bênção do órgão.

À tarde, pelas 15h00, terá lugar o concerto inaugural com a soprano Rosana Orsini e o organista Marco Brescia.

Município e benfeitores apoiaram aquisição

A compra do órgão, desmontagem, transporte, instalação, afinação e harmonização teve um custo total de €70.327,50. «As despesas foram integralmente suportadas pelo Município de Vila Flor em trinta mil euros e por dois benfeitores vinte mil euros cada um, a quem agradecemos penhoradamente», salienta o Pe. Delfim Gomes.

Rosana Orsini, soprano

Rosana Orsini é brasileira e, pelo nome de família, de origem italiana. Estudou canto na Universidade de Minas Gerais no Brasil. Continuou depois os seus estudos em Nova York e Londres. Já cantou em várias óperas. Apaixonada pela música antiga, especializou-se na interpretação da música barroca. Atuou como solista à frente de diversas orquestras em vários países do mundo. Fez também um doutoramento em História e Musicologia Histórica pela Universidade de Paris IV – Sorbonne e a Universidade Nova de Lisboa. Gravou um disco com Marco Brescia.

Marco Brescia, organista

Marco Brescia é italiano de origem brasileira. A sua mãe, Denise Orsini, iniciou-o no estudo do piano. Prosseguiu os estudos musicais noutras escolas do Brasil e com outros mestres, chegando a obter o prémio de melhor pianista acompanhador no VIII Concurso Nacional de Cordas, no Brasil. Graças a uma bolsa de estudos concedida pelo Governo Espanhol, saltou para a Europa e começou a interessar-se pelos instrumentos antigos de tecla, órgão, cravo, e clavicórdio. Muitas vezes é convidado para interpretar estes instrumentos em prestigiados eventos a nível internacional. Fez também um Doutoramento em Musicologia Histórica pela Universidade Sorbonne/Nova de Lisboa. Desde 2019, tem atuado como membro do Júri do Concurso Nacional de Órgão “Francisco Salinas”, de Burgos, Espanha.

Sem comentários:

Enviar um comentário