Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 13 de maio de 2021

Uma caminhada para sentir Vila Flor

 O trilho PR4 VFL: Vilas Boas – Vilarinho pelos Caminhos da Serra do Faro é um percurso pedestre circular, com 11 km de extensão, que liga o Santuário de Nossa Senhora da Assunção à aldeia de Vilarinho das Azenhas, no concelho transmontano de Vila Flor.


Também conhecido como “Trilho Vilas Boas – Vilarinho” ou “Trilho da Serra de Faro”, este percurso pedestre atravessa paisagens diversificadas e é, na nossa opinião, um dos melhores passeios para fazer a pé no concelho de Vila Flor – concelho, este, que integra a designada Terra Quente Transmontana, o Vale do Tua e também o Alto Douro.

O Santuário de Nossa Senhora da Assunção é o maior santuário mariano de Trás-os-Montes e merece, só por si, ser visitado, tanto pela sua importância religiosa como pelas paisagens que daí se avistam, que se estendem a Sanábria, Montesinho, Bornes, Mirandela e vilas vizinhas. Foi, precisamente, aí que começámos a nossa caminhada (coordenadas 41º20’54.90’’N 7º10’49.55’’O), descendo o monte pela escadaria que os crentes sobem aquando da peregrinação anual ao santuário, no dia 15 de Agosto.


Pormenores do percurso pedestre “Vilas Boas – Vilarinho pelos Caminhos da Serra do Faro”, Vila Flor

Continuando a andar, chegámos à aldeia de Vilas Boas, onde sobressaem um pelourinho, inesperados solares e casas agrícolas com excelentes azeites. Se se for com os olhos bem abertos, poder-se-ão ainda encontrar algumas preciosidades do passado recente do nosso país. Eu descobri, por exemplo, postes elétricos em extinção, portas de madeira sem fechaduras, um cómico dragão no canto de um terraço e um senhor que nos cumprimentou genuinamente do quintal.

Pormenores do percurso pedestre “Vilas Boas – Vilarinho pelos Caminhos da Serra do Faro”, Vila Flor

Seguimos depois para a Serra de Faro, uma elevação que se destaca na paisagem. Sabendo da nossa paixão por montanhas e árvores, desde há algum tempo que a serra nos chamava. Ficámos, pois, satisfeitos quando constatámos que o trilho a contornava pelo meio de um pinhal, onde fomos avistando fragas graníticas misturadas com ramos de giesta, urze e rosmaninho.

Do outro lado da Serra de Faro, a paisagem mudou e agigantou-se, avistando-se, até perder de vista, serras ondulantes cobertas por vastos olivais e vinhedos.

Vista desde o Percurso Pedestre “Vilas Boas – Vilarinho pelos Caminhos da Serra do Faro”, Vila Flor

Estão preparados para a parte mais dura do percurso? Não têm de a fazer. Na verdade, é uma etapa opcional, podendo-se seguir diretamente para a aldeia de Vilarinho das Azenhas, onde termina a caminhada, junto ao Centro Interpretativo do Vale do Tua (coordenadas 41º22’34.58’’N 7º12’46.94’’O). Trata-se do desvio que sobe até ao Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, de onde, na minha opinião, se tem a melhor e a mais sossegada vista de toda a rota: novamente campos e campos de oliveiras sobre montanhas suaves, desta vez na companhia do Tua. Talvez por causa da construção da Barragem de Foz Tua, convenci-me de que o rio estava morto, mas afinal está vivo e daqui é lindo, lindo, lindo.

Vista desde o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, Vila Flor
Vista sobre o rio Tua desde o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, Vila Flor

Quando se gosta muito de uma coisa, não nos basta vê-la. Queremos senti-la. Graças a este percurso pedestre, vi as paisagens de Vila Flor mas, mais do que isso, pude senti-las (e sentir-me) demoradamente. No final, fui abraçar-me a uma árvore e fechei os olhos.

Caracterização do trilho Vilas Boas – Vilarinho
Nome do trilho | PR4 VFL: Vilas Boas – Vilarinho pelos Caminhos da Serra do Faro
Distância | 11km
Duração | 3 horas e 30 minutos
Grau de dificuldade | Alto
Altitude mínima | 235 m
Altitude máxima | 752 m
Início | Santuário de Nossa Senhora da Assunção
Fim | Aldeia de Vilarinho das Azenhas
Brochura oficial | http://web.spi.pt/tuanatureza/percursos/vilasboas-vilarinho-2/

Quando fazer o percurso pedestre
Como é referido na brochura oficial, “o percurso pode ser efetuado em qualquer altura do ano, mas devem ser tomadas algumas precauções no verão, devido às elevadas temperatura e no inverno, devido às baixas temperaturas e possibilidade de nevoeiro.”

O que levar
Roupa confortável
Calçado de caminhada
Uma pequena mochila
Água e comida energética, como por exemplo: bananas, barritas energéticas, frutos secos, etc.
Saco para o lixo

Vista desde o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, Vila Flor

Guias acreditados
Se não quiser fazer a caminhada sozinho ou se desejar fazê-la em grupo, com toda a segurança, poderá contactar a empresa local Naturthoughts, que também organiza visitas a lagares e adegas, provas de degustação, desportos radicais, entre outras atividades turísticas.

Outros trilhos em Vila Flor
Além deste, há mais três percursos pedestres no concelho de Vila Flor, nomeadamente:

Vilarinho – Ribeirinha (3,8 km)
Ribeirinha – Vieiro (5,3 km)
Percurso total (22,4 km) – este percurso é o único que é circular, resultando da combinação dos quatro percursos anteriores.
É possível fazer qualquer um dos trilhos de bicicleta.

Onde (gostámos de) dormir
Casa de Campo das Sécias, uma casa transformada, com genuinidade, em alojamento de Turismo Rural, pelos filhos de um casal da aldeia de Vilas Boas (a 3 km de Vila Flor).

O Viagens à Solta realizou esta caminhada no dia 7 de Março de 2020, a convite do município de Vila Flor, no âmbito do Projeto Tua Natureza.


Sofia Cruz

Sem comentários:

Enviar um comentário