Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 13 de maio de 2021

Biblioteca Itinerante está a percorrer o interior do país

 O projeto "Viagem ao Interior (dos livros, das pessoas e do país)", do jornalista e escritor João Ferreira Oliveira, está a levar histórias e livros ao Interior. A próxima paragem é a Terra Fria Transmontana.

Trás-os-Montes, Alentejo e Algarve são os próximos destinos da Biblioteca Itinerante. (Fotografia: DR)

Depois de ter passado pelas Aldeias do Xisto, a Biblioteca Itinerante, do jornalista e escritor João Ferreira de Oliveira, continua a percorrer o interior do país, chegando a Trás-os-Montes já esta quinta, dia 13 de maio. O projeto “Viagem ao Interior (dos livros, das pessoas e do país)” arrancou no dia 7 de maio, materializado numa carrinha branca carregada de livros, e prevê-se que vá continuar por cerca de 20 dias, passando também pelo Alentejo Interior e pela serra algarvia. A ideia é levar sessões de leitura aos mais novos, e a todos os que queiram ouvir João, que tenta assim fintar o isolamento destas regiões. Em troca, o jornalista espera regressar com a carrinha “cheia de histórias”.

Para além de momentos de leitura planeados, em escolas, bibliotecas ou, simplesmente, na rua, João também distribui por onde passa os 500 livros doados por editoras portuguesas. Pelo meio, há abertura para a espontaneidade, permitindo que novos planos possam fazer parte desta viagem.


A visita à Terra Fria Transmontana começa em Mogadouro, com uma sessão de leitura na Biblioteca Municipal, e segue para os outros quatros municípios – Miranda do Douro, Bragança, Vimioso e Vinhais. De resto, a jornada pode ser acompanhada no Instagram @viagem ao interior, posteriormente lida na revista Fugas, e visualizada numa série documental.

Ana Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário