Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 10 de agosto de 2021

Bragança recebeu Volta a Portugal a Correr 2021 em defesa dos direitos das crianças

 O ultramaratonista João Paulo Félix chegou esta manhã a Bragança. O atleta está a percorrer o país com a “Volta a Portugal a Correr 2021” em defesa dos direitos das crianças.


A iniciativa começou no dia 15 de Julho, na Praia da Areia Branca, na Lourinhã, e termina no próximo dia 23 de Agosto. São 2222 quilómetros distribuídos por 40 etapas. A etapa 27 ligou, hoje, Macedo de Cavaleiros a Bragança.

João Paulo Félix é sociólogo de profissão, já trabalhou em Bragança, e procura sensibilizar os portugueses para vários problemas da sociedade, este ano a defesa dos direitos das crianças. Um desafio exigente e que tem sido bem acolhido nas localidades por onde passa. “Tem sido extraordinário com uma moldura humana incrível e a envolvência de várias entidades. Os direitos das crianças é uma área que é de todos nós. Tem sido um sonho. Alguém em pleno Verão propor-se a correr 2222 quilómetros tem que ser alguém com muita coragem. Os dias são difíceis, o cansaço mental e físico é difícil de gerir”, disse o atleta.

Nos pontos de passagem são muitos os atletas locais que o acompanham no final de cada etapa, mas João Paulo Félix faz a maior parte do percurso sozinho, uma média de 55 quilómetros diários. Por trás deste projecto há um conjunto de pessoas que colaboram para a sua concretização. “Tenho uma equipa residente de quatro voluntários, que suportam o meu trabalho, e outras pessoas que estão no terreno com a parceria com a Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Protecção das Crianças e Jovens. Depois, nos locais as CPCJ dinamizam as entidades”.

A “Volta a Portugal a Correr 2021” promove causas sociais mas também a prática de desporto. “Este projecto promove o desporto sempre ligado a causas sociais. Este projecto espalha a mensagem pelo país para promover os direitos das crianças. Tem sido fantástico”.

De Bragança o atleta segue para Vinhais, depois já ter passado por Mirandela e Macedo de Cavaleiros. A Volta a Portugal a Correr termina a 23 de Agosto, na Praia da Areia Branca.

João Paulo Félix está já a preparar a próxima corrida solidária que vai acontecer em Abril de 2022. 

Jornalista: Susana Madureira

Sem comentários:

Enviar um comentário