Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 4 de agosto de 2021

Já arrancou a edição deste ano dos Prémios VinDuero-VinDouro 2021

 As jornadas de prova continuarão a decorrer durante as manhãs de quarta e quinta-feira 4 e 5 de agosto respetivamente. No serão de quarta-feira terá lugar a entrega de prémios de forma física aos produtores e D.O vencedoras da edição passada. A cerimónia terá lugar na vila espanhola de Fermoselle.


Começou esta terça-feira, 3 de agosto, o concurso onde são eleitos os melhores vinhos de Espanha e Portugal, no Restaurante La Retoñera, em Trabanca (Salamanca). Oitenta provadores e provadoras irão provar e 
avaliar centenas de vinhos de ambos os países durante os 3 dias do certame. Após o discurso de boas-vindas, a primeira sessão de provas cegas começou às 09.30 horas.

O setor vitivinícola tem os olhos postos nas Arribas do Douro. Pelo decimo-sétimo ano consecutivo e quinto em feminino, os Prémios VinDuero-VinDouro abriram as suas portas para selecionar os melhores vinhos de Espanha e Portugal. Nesta edição, participam mais de 80 denominações de origem entre as quais se encontram todas as regiões de Portugal e a grande maioria de Espanha. 2021 foi também o ano que até à data contou com a maior diversidade de vinhos, uma vez que é a edição com mais produtores inscritos no concurso.

Nesta primeira jornada foram avaliados espumantes e cavas, tintos jovens, tintos com envelhecimento em barrica inferior a 6 meses e vinhos generosos e doces. Nesta ocasião, o júri internacional do concurso está composto por 40 homens e 40 mulheres, sendo totalmente equitativo em função de género. Isabel Mijares, doutorada em Enologia e licenciada em Química e Análise Sensorial, é quem preside novamente o júri.

Às 13:00 horas, depois da pausa a meio da manhã, a presente edição foi inaugurada pelo presidente dos prémios, José Luis Pascual e pela presidente do Comité de Prova.

“Adaptamo-nos às dificuldades de celebrar com grande rigor esta nova edição dos Prémios VinDuero-VinDouro. Os nossos provadores e provadoras encontram-se a avaliar todos os vinhos inscritos na edição, um feito que valoriza o esforço diário e o trabalho das adegas e enólogos. Deste Concurso, sairão os melhores vinhos de Espanha e Portugal, e conheceremos em primeira mão a opinião das mulheres com a edição em feminino. E tudo isto, no coração do Parque Natural Arribes del Duero“, referiu o presidente.

Isabel Mijares, destacou que este é um certame de dos dois países que não conhecem fronteiras. “Hoje, o setor do vinho está de olhos postos em nós“, referiu.

As provas continuam

As jornadas de prova continuarão a decorrer durante as manhãs de quarta e quinta-feira 4 e 5 de agosto respetivamente. No serão de quarta-feira terá lugar a entrega de prémios de forma física aos produtores e D.O vencedoras da edição passada. A cerimónia terá lugar na vila espanhola de Fermoselle, uma localidade que se destaca pela sua tradição vitivinícola e pelas históricas adegas subterrâneas.

Sem comentários:

Enviar um comentário