Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 5 de outubro de 2021

Norte bate mínimos de taxa de desemprego dos últimos 20 anos

 As notícias de recuperação da economia do Norte ganham, também, sustentação pelo crescimento acentuado das exportações de bens, cerca de 43 por cento em comparação com o 2.º trimestre de 2020.
A taxa de desemprego do Norte baixou de 7,4 por cento para 6,3 por centro no 2º trimestre deste ano, um resultado histórico relativamente à média nacional, que se encontra nos 6,7 por cento. É a primeira vez, nos últimos 20 anos, que a taxa de desemprego da Região apresenta um valor tão abaixo da média portuguesa.

Estes resultados são ainda acompanhados pelo crescimento do salário mensal líquido dos trabalhadores por conta de outrem do Norte para 955 Euros – o valor mais elevado desde que existem registos – refletindo um crescimento real de 4,2 por cento face ao período homólogo de 2020.

As notícias de recuperação da economia do Norte ganham, também, sustentação pelo crescimento acentuado das exportações de bens, cerca de 43 por cento em comparação com o 2.º trimestre de 2020.

Quanto às dormidas nos estabelecimentos turísticos do Norte, estas totalizaram cerca de 1,1 milhões, mais do triplo das 305 mil registadas no período homólogo de 2020, e em clara recuperação no sentido do período homólogo de 2019 (1,8 milhões).

Uma nota ainda relativamente à queda da taxa de desemprego jovem, de 22,5 por cento para 21,8 por cento, invertendo a tendência de crescimento observada ao longo da crise pandémica, e para o aumento da população empregada do Norte em 5,3 por cento, totalizando um aumento de 87 mil postos de trabalho, 38 mil dos quais no setor das indústrias transformadoras.

O NORTE CONJUNTURA, relatório trimestral que apresenta as tendências da evolução económica na Região, no curto prazo, está disponível AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário