Pelo quarto ano consecutivo, a Alheira de Mirandela foi distinguida com o prémio “Cinco Estrelas Regiões” na categoria de “Produtos Tradicionais Portugueses”, como resultado da votação de mais de 425 mil consumidores.
Trata-se de um sistema de avaliação que identifica o melhor que existe em cada um dos 18 distritos de Portugal continental e os dois das regiões autónomas, ao nível de recursos naturais, gastronomia, arte e cultura, património e outros ícones regionais de referência nacional, para além de distinguir empresas portuguesas que se diferenciam a nível regional.
Através de uma votação nacional os portugueses identificaram, para cada um dos distritos, o que consideram extraordinário a vários níveis, avaliando as 5 principais variáveis que influenciam os consumidores nas suas decisões de compra: Satisfação pela experimentação, relação Preço-qualidade, Intenção de compra ou recomendação, Confiança na marca e Inovação. Avalia também mais 5 características específicas de cada candidato na sua categoria de consumo.
Esta votação foi gerida pela “multidados.com”, uma das empresas de estudos de mercado, parceiras dos Prémios Cinco Estrelas.
A Alheira de Mirandela, produto com Indicação Geográfica Protegida, desde 2016, foi distinguida pela quarta vez, o que deixa muito satisfeito Rui Cepeda, o Grão-Mestre da Confraria da Alheira de Mirandela. “É sempre com enorme satisfação que recebemos um prémio que reconhece e valoriza a qualidade de um produto que mais certifica em Portugal e que notoriamente tem já uma presença na gastronomia portuguesa. Não é que tenha mais importância, mas acaba por ser o reconhecimento dos próprios consumidores que votam num produto que consideram ter uma qualidade que lhe é inerente”, afirma.
Nesta 5.ª edição do prémio “Cinco Estrelas Regiões”, para além da Alheira de Mirandela, houve mais 8 distinguidos no distrito de Bragança:
Na área da gastronomia, foi distinguida a Posta à Mirandesa. A festa dos Caretos, na categoria Festas, Feiras e Romarias. Na categoria “serras” a de Montesinho, em Bragança, foi distinguida. A praia do Azibo, em Macedo de Cavaleiros, foi novamente eleita. Na área do Turismo, foi premiado o Parque Biológico de Vinhais e na categoria casas de campo a Quinta da Terrincha, no concelho de Torre de Moncorvo.
Na categoria de apoio domiciliário os prémios destacaram a Fundação Betânia em Bragança e no que diz respeito aos serviços ópticos foi distinguida a Óptica Transmontana.
Sem comentários:
Enviar um comentário