Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 18 de abril de 2022

Festa da Bola Doce marca retoma de certames presenciais em Miranda do Douro

 Miranda do Douro voltou a receber, por estes dias, a Festa da Bola Doce e dos Produtos da Terra. O certame não acontecia há dois anos, por causa da pandemia


Os comerciantes locais não quiseram perder a retoma, até porque garantem que já fazia falta voltar ao normal, vender e contactar com os clientes. "É a única maneira de termos contacto com uma clientela mais vasta, com pessoas que vêm de Espanha e do resto do país. Apesar de a câmara ter implementado a plataforma online, que permitiu vender durante estes tempos de confinamento, o contacto pessoal é importantíssimo", disse Luís Carvalho, produtor de fumeiro mirandês. "Há coisas que o dinheiro não paga, como o cliente, que conhecemos há 15 ou 20 anos, ver-nos e dizer 'olhe... graças a Deus, ainda nos vemos outra vez", referiu Alexandra Luís, produtora de mel. "Tem havido bastante adesão e nota-se (visitantes) que querem comprar. O negócio tem corrido muito bem, mas os espanhóis estão a comprar mais que os portugueses", esclareceu Alberto Pardal, um dos responsáveis por uma empresa de queijos de Mogadouro.

Esta é a primeira feira que ali se volta a realizar presencialmente. A presidente da câmara de Miranda do Douro, Helena Barril, assume a mesma posição que os comerciantes, de que era importante retomar a normalidade, e explica que a pandemia ajudou a trazer visitantes à terra. "Mais do que tudo, estávamos muito carecidos da concretização de alguns eventos e as pessoas, que finalmente despertaram para o interior. estavam muito carecidas de sair de casa. Miranda tem condições únicas que oferece a quem nos visita. Com a concretização deste evento estamos a ter resposta de um leque alargado de turistas, sejam espanhóis, sejam portugueses. Isto é muito gratificante. Para quem está por de trás da organização deste evento é maravilhoso. Vale a pena continuarmos".

A bola doce é dos produtos mais característicos daquela região e está fortemente relacionada com a Páscoa. Ainda assim, dada a procura, que tem crescido nos últimos tempos, hoje em dia vende-se ao longo de todo o ano.

A primeira edição da Festa da Bola Doce e dos Produtos da Terra aconteceu em 2016. Nos últimos dois anos o certame não se concretizou mas retomou agora. Decorreu entre quarta-feira e sábado, no Largo do Castelo.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário