Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 13 de agosto de 2022

Festival Improvável passa este fim-de-de semana por Vale de Prados

 O Festival Improvável tem uma forte componente de envolvimento da comunidade local na conceção de projetos artísticos originais, pretendendo contribuir para a conservação e valorização do património e, paralelamente, para aumentar a respetiva visibilidade e o turismo cultural nas Terras de Trás-os-Montes.


É já no próximo Sábado, 13 de agosto que terá lugar mais um evento no âmbito do Festival Improvável. O evento terá lugar no Pelourinho de Vale de Prados, Macedo de Cavaleiros, classificado como Imóvel de Interesse Público. A agenda contempla, a partir das 17h30, uma visita teatral ao Pelourinho, acompanhada pelo ator Pedro Almeida e um projeto artístico dinamizado pela Associação Cultural Nuvem Voadora, envolvendo a comunidade local. O dia encerrará com um concerto de Rita Redshoes.

Organizado em rede e adotando uma abordagem contemporânea e inovadora, o Festival Improvável envolve um conjunto alargado de eventos culturais junto de elementos patrimoniais distintivos dos nove municípios das Terras de Trás-os-Montes.

Promovido pela Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes e apoiado pelo programa operacional Norte 2020, o Festival Improvável é o primeiro festival que abrange os nove concelhos das Terras de Trás-os-Montes.

O Festival Improvável tem uma forte componente de envolvimento da comunidade local na conceção de projetos artísticos originais, pretendendo contribuir para a conservação e valorização do património e, paralelamente, para aumentar a respetiva visibilidade e o turismo cultural nas Terras de Trás-os-Montes.

 O festival teve início a 8 de julho no convento de São Francisco em Mogadouro, tendo já prosseguido com eventos em Vimioso (Igreja Matriz), Bragança (castelo), Mirandela (Paço dos Távoras), Miranda do Douro (Castelo) e Alfândega da Fé (Igreja Matriz de Sambade).

Nos dias 19 e 20 de agosto, terão lugar os últimos eventos desta edição, nos concelhos de Vinhais (Castelo) e Vila Flor (Fonte Romana).

Em todos os 9 concelhos da Comunidade Intermunicipal o Festival Improvável contempla três momentos: uma visita teatral, visita lúdica e exploratória do património, bem como dos mitos e vivências que lhe estão associados; um projeto artístico com a comunidade,  desenvolvidos com a comunidade local, com base numa residência que considera os valores patrimoniais e culturais e um concerto noturno, realizado sempre na envolvente do elemento patrimonial classificado.

Sem comentários:

Enviar um comentário