Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 10 de agosto de 2022

Primeira atividade da Estação Náutica de Macedo ensinou participantes a conduzir barcos à vela

 Tratou-se de um workshop sobre vela ligeira, uma das modalidades que se pretende que se comece a praticar com frequência nas águas do Azibo, como explica Rodolfo Moreno, monitor do workshop e formador da Estação Náutica de Macedo de Cavaleiros:


“A temática deste workshop é vela ligeira, temos embarcações de classe olímpica, foram ensinadas as noções elementares de navegação, dando a perceber o efeito do vento sobre a embarcação e a vela, como direcioná-la, como emparelhar e colocá-la pronta a navegar.

É uma das modalidades que se podem praticar aqui, a par da canoagem, do remo e windsurf, mas a albufeira tem condições excelentes para a prática de vela.

A questão de competições oficiais acontecerem aqui terá de ser avaliada pela Federação Portuguesa de Vela, mas por nós teremos todo o interesse e estamos hoje a dar o primeiro passo.”

Arménio Marques é de Macedo de Cavaleiros e, para ele, os barcos à vela já não são uma novidade. Em tempos praticou, mas o facto de o ter deixado de fazer, fez com que esquecesse algumas noções, e por isso resolveu participar:

“Acho excelente, assim como as outras modalidades.

É interessante para mim, para os meus filhos e para toda a gente.”

Manuela Morais participou no workshop com a família. Vieram de Matosinhos mas têm raízes em Bragança, onde estão a passar férias.

Inscreveram-se para experimentar uma atividade diferente:

“Costumamos frequentar o Azibo e quando vimos a divulgação, não hesitámos em nos inscrever para experimentar e descobrir coisas novas. Gostamos sempre de ver estas iniciativas em Trás-os-Montes.

Nunca tinha tido experiência com barco a vela.

Estamos de férias e gostamos de fazer coisas diferentes.”

E em breve a Estação Náutica vai receber a primeira Regata Amadora do Azibo, como refere Rodolfo Moreno:

“Dia 24 de agosto temos a primeira Regata Amadora do Azibo cujo objetivo é colocar todo o tipo de embarcações a participar. É mobilizar o praticante náutico para vir para o plano de água.”

O workshop de vela ligeira contou com sete participantes, o máximo permitido para a atividade.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário